Informativo


TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE AUDITORIA TRIBUTÁRIA

13/10/2021

A auditoria tributária é um exame bastante cuidadoso e sistemático das atividades desenvolvidas pela empresa, com foco em averiguar se elas estão de acordo com as regras que regem os impostos, taxas e contribuições devidos ao Estado.

Por meio da análise das áreas de atuação da empresa e do cruzamento de uma série de informações, é possível então verificar se o negócio está observando todas as normas que deveria e, mais do que isso, se está cumprindo suas obrigações de forma inteligente e eficaz.

Com as ações abaixo, uma auditoria eficiente ajuda a contornar problemas que podem se tornar graves.

Analisar o cenário de risco tributário
O primeiro passo no processo de auditoria é entender o cenário da empresa e os riscos tributários à que ela está sujeita, para então traçar a melhor estratégia de elisão fiscal.

Conhecendo o contexto das operações é possível mapear quais os riscos existentes e preparar ações para mitigá-los. Com os riscos controlados, diminuem significativamente as chances de que você venha a ter que pagar impostos sem que esteja com o caixa preparado para isso.

Atuar na redução da incidência e geração do imposto
Outro benefício proporcionado pelos auditores é o de mapear quais atividades do negócio são fatores geradores de tributos.

Se você conhece exatamente cada tributo decorrente de uma atividade e une esse conhecimento com as informações de custos e despesas, sua empresa ganha a vantagem de evitar movimentos que acabem não sendo lucrativos.

Adotar ações para reduzir o custo fiscal
Manter a competitividade no mercado é um grande desafio. Contar com o menor custo fiscal possível é uma forma eficiente para superá-lo.

A auditoria ajuda com uma série de medidas que vão desde a identificação de despesas que podem diminuir a base de cálculo dos impostos até o reconhecimento de oportunidades para aplicar alíquotas reduzidas e benefícios fiscais pertinentes ao negócio.

Criar estratégias para melhorar o fluxo de caixa
Ao comparar as práticas já adotadas pela empresa com aquelas que seriam as ideais, os auditores tributários podem encontrar oportunidades de melhoria no ciclo financeiro da empresa.

Ao postergar, sempre de forma legal, o pagamento de tributos, a empresa ganha mais fôlego para investir seu dinheiro em suas próprias atividades ou até mesmo em aplicações. E esse fôlego a mais se traduz em mais lucros, operacionais ou financeiros.

Contribuir com a melhoria dos controles internos
Por fim, com todo o conhecimento gerado no processo de auditoria, a empresa acaba ganhando também controles internos mais robustos e menos suscetíveis a falhas. As vantagens do processo podem trazer grande melhoria para a gestão do negócio.
Fonte: Fiscal TI
Voltar para listagem