Informativo


5 DICAS PARA MANTER AS FINANÇAS EM DIA EM MEIO À PANDEMIA

26/05/2020

A pandemia do Covid-19 gerou uma crise mundial, ocasionando situações outrora imprevisíveis não somente na área da saúde, como igualmente na seara econômica.

Com a quarentena, muitas famílias tiveram seus orçamentos domésticos afetados gravemente, devido à perda dos empregos, à redução de salários e até à impossibilidade dos autônomos de exercerem suas atividades. vez que alguns não são considerados serviços essenciais, aos quais foi permitido o labor nesse período de isolamento.

O mais importante e necessário nessa hora, por mais difícil que seja, é manter a calma e pensar que apesar de ser uma situação nova e inesperada, é temporária e vai passar.

Pensando nisso, separei algumas dicas para auxiliar as famílias neste momento tão difícil

Manter controle do orçamento
Aproveitar o momento para fazer uma coisa que por muitas vezes temos evitado: anotar os gastos.

É preciso anotar todos os gastos, como água, luz, aluguel, telefone e até aquele chocolate comprado de última hora. Quanto maior controle você tiver sobre suas despesas, maior será o controle do seu orçamento. Dessa forma, você poderá visualizar como está gastando seu dinheiro.

Com isso você poderá confrontar os seus gastos com suas previsões de receitas e conseguirá planejar seus próximos passos.

Tenha em mente: Informação e organização são tudo!

Cortar e reduzir despesas
Com o controle das despesas em mãos, é possível enxergar quais despesas podem ser cortadas ou reduzidas, ao menos durante esse período de crise.

Lembre-se que pequenas atitudes no dia a dia podem gerar economia doméstica significante: ações de economia de água e luz, por exemplo, além de ajudar o planeta, irão aliviar seu bolso.

O próprio isolamento social poderá trazer algumas reduções nos seus gastos, como menores gastos com transporte, gasolina, lazer, etc.

Renegocie suas contas
Se mesmo controlando e reduzindo os gastos as contas não fecharem, não se desespere, ainda há alternativas.

É preciso sair um pouco da zona de conforto e procurar seus credores para negociar: aluguel e condomínio são bons exemplos de despesas que podem ser renegociadas. Estamos todos na mesma tempestade e, por isso, muitas pessoas e fornecedores conscientes do atual momento, estão negociando os pagamentos neste período de crise.

Os bancos, por exemplo, estão anunciando o adiamento nos vencimentos dos contratos, redução de juros, dentre outros auxílios. É muito importante estar atento a isso!

É hora de se reinventar!
É na crise que nascem as invenções, os descobrimentos e as grandes estratégias. Procure alguma forma de complementar a renda neste período, como por exemplo: fabricação de máscaras, marmitas, entregas, etc. Quem sabe você descobre nessas atividades uma que pode mudar sua vida para sempre. Pense nisso!

Fique de olho nos seus direitos
O Governo tem procurado auxiliar as famílias a passar por esse momento, por isso fique alerta para ver se você não tem direito a nenhum desses benefícios, como auxílio emergencial, saque do FGTS, crédito alimentar para as crianças e doações diversas.

Não há nenhum constrangimento em precisar de auxílios nesse período. Todo mundo já passou ou passará por alguma dificuldade,.

Quem não usufrui de seus direitos está, na verdade, tendo prejuízo. Solidariedade veio pra ficar!

IMPORTANTE: Se você não precisa de nenhum desses auxílios, por favor, não tire de quem realmente precisa. Devemos ter empatia.

Esperamos que essas dicas ajudem você a enfrentar essa crise de forma mais leve. Aos que não estão em dificuldade neste período, que essa leitura sirva, além de um passatempo nessa quarentena, para despertar a vontade de ajudar alguém que está passando por alguma dificuldade. Já parou para pensar se algum amigo ou familiar precisa de uma ajuda? Fica a reflexão!

Voltar para listagem