Informativo


7 GASTOS QUE VOCÊ PRECISA REVER PARA SOBRAR MAIS DINHEIRO NO FIM DO MÊS

09/06/2021

Com a renda afetada pela pandemia, qualquer dinheiro economizado ajuda no orçamento da casa. Reduzir pacotes de TV, reduzir a conta de luz e optar por um carro alugado são algumas das formas de diminuir as contas no final do mês.

Segundo Gilvan Bueno Costa, membro da comissão de finanças do Conselho Regional de Administração do Rio de Janeiro, a mudança no hábito de consumo é o primeiro passo para reorganizar o orçamento.
Ter consciência de quanto a família recebe e evitar parcelamentos são algumas das dicas essenciais. Veja abaixo sete gastos e atitudes que você precisa rever para economizar um pouco:
1. Cartões e tarifas de bancos
Elimine o cartão de crédito, que aumenta a capacidade de se endividar. Ele pode ser substituído por cartões pré-pagos.
"Sobrou um dinheiro no final do mês? Coloca no cartão pré-pago. Ele só funciona com saldo. Podem ser solicitados em bancos digitais", diz Costa. Além disso, reveja anuidades e tarifas cobradas por bancos.
2. Aluguel de carro
Para alguns especialistas, compartilhamento de serviços é o caminho para o futuro. É o que defende Gilvan Bueno Costa.
"Vejo muito valor nesse modelo de economia compartilhada, e isso não se resume apenas ao uso de carro por aplicativo [que oferece viagens compartilhadas]. Pode-se optar, por exemplo, pela venda do carro e assinatura de locação de outro. Com isso, você se livra do IPVA e seguro, por exemplo", diz.
Avalie a necessidade do carro próprio. Ele pode ser substituído por um alugado por período estipulado em contrato ou alugado apenas para viagens.
3. TV por assinatura e telefone
A TV paga pode ser substituída por pacotes de streaming (como Netflix e Amazon Prime). Você também pode reduzir o pacote de telefone.
4. Lâmpadas e banhos
A professora do Ibmec Ana Beatriz Mello sugere mais atenção aos hábitos do dia a dia. Segundo ela, é possível economizar nas contas de luz e água com atitudes simples: usar lâmpadas econômicas, tomar banhos mais rápidos e não deixar muitos aparelhos ligados na tomada.
5. Dia de supermercado
Os mercados ficam com preços menores na segunda quinzena do mês, diz Ana Beatriz. É bom também buscar mais promoções e observar quais marcas podem ser substituídas.
6. Compras com desconto
Compre de pequenos empreendedores, que podem oferecer descontos em diversos produtos. Além disso, organize grupos para a compra de itens como material escolar para negociar descontos.
7. Custos invisíveis
Ana Beatriz Mello sugere mais atenção aos hábitos do dia a dia. Segundo ela, mudanças comportamentais podem gerar mais economia. Pequenos gastos na rua com itens desnecessários podem fazer diferença no orçamento. Prefira comer em casa.
Fonte: Uol Economia

Voltar para listagem