Informativo


O QUE É LIFELONG LEARNING?

16/12/2020

Historicamente, o processo de aprendizado sempre foi focado nos estágios iniciais de vida, com "reforços" na fase adulta. A competitividade do mercado, no entanto, fez com que profissionais passassem a perceber a importância de se manter ativos nos estudos muito depois da escola e faculdade. Este investimento em aprendizado é extremamente importante, principalmente para pessoas com idade superior aos 40 anos, e se já tem um termo específico: lifelong learning. Entenda a seguir o que significa.

O que é lifelong learning?

Em português, a educação continuada é um conceito que estimula o aprendizado ao longo dos anos. Isso significa investir ativamente no desenvolvimento pessoal e profissional de forma proativa e constante.

O lifelong learning é incentivado, especialmente, em pessoas com idade acima dos 50. À medida que os anos se passam, o estímulo ao processo de aprendizagem é menor. Na maioria dos casos, o foco do aprendizado está até os 40 anos. A partir disso, o interesse em praticar o lifelong learning diminui com o avanço da idade.

Mas existem diversos motivos para colocar em prática o lifelong learning se você estiver acima dos 50 anos. Seja qual for a sua idade, você verá as vantagens de usar este conceito. Veja a seguir alguns benefícios de investir cada vez mais no processo de aprendizagem ativo ao longo da vida.

Vantagens em investir no lifelong learning
Motivos não faltam para aplicar o lifelong learning na sua vida após os 50 anos. Para começar, é um conceito versátil. Ainda que muitas pessoas apliquem para a área profissional, pode ser realizado também para a pessoal.

Inclusive, essa liberdade de escolha permite que haja um aumento na autoestima das pessoas acima de 50 anos. Nesta fase, alguns estão já consolidados ou se retirando do mercado de trabalho. Este processo de ressignificar seu papel na sociedade pode ser melhor realizado se estiver em conjunto com o lifelong learning.

Outro ponto que vale a pena destacar é a capacidade de ter inúmeros meios para se aprender. Temos cursos online, que podem ser realizados de qualquer lugar do mundo. E, claro, com um sistema de aprendizagem que estimula o aluno a se manter ativo. Para os que desejam os encontros presenciais, também há opções que incentivam o contato com outras pessoas e a criação de conexões.

Se o custo pode ser o problema para algumas pessoas, temos opções gratuitas para incentivar o lifelong learning. O próprio YouTube é um meio utilizado por pessoas que praticam este conceito. E outras plataformas estão investindo cada vez mais em criar o melhor ambiente virtual para atender essa parcela da população que está crescendo.

De acordo com a previsão do IBGE para 2020, teríamos 19 milhões de idosos no Brasil. Este número também reflete na quantidade de interessados em voltar ou se manter no mercado de trabalho.

Ainda em 2019, segundo a Secretaria de Trabalho do Ministério da Economia, aumentou o número de pessoas acima de 65 no mercado de trabalho. Comparando os números de 2013 e 2017, saiu de 484 mil em 2013 para 649,4 mil em 2017. Um aumento expressivo de 43% em quatro anos.

Investir no lifelong learning é uma prática que deve ser incentivada por toda a vida. Tem alguma coisa que deseja aprender? Não deixe para depois e comece hoje. Sua saúde física e mental agradecem a este incentivo e a sociedade como um todo melhora com este conceito.
Fonte: Administradores
Voltar para listagem