Informativo


A IMPORTÂNCIA DO DP PARA A EMPRESA E COLABORADORES

18/11/2020

O Departamento Pessoal, mais conhecido como DP, tem por responsabilidade, cuidar para que a empresa, esteja de acordo com a legislação trabalhista/previdenciária, a fim de evitar penalidades, e garantir que os colaboradores recebam o que é de direito, de acordo com a legislação.

Desde que você entra na empresa até sua saída, tem envolvimento do DP. Os seus documentos entregues, ficam arquivados, em uma pasta pessoal no setor.

Como nossa legislação, tem muitas exigências, acaba sendo necessário, ter que assinar diversos documentos, realizar exames, entregar cópias de documentos.

O documento assinado, pode ser a garantia da empresa que o trabalhador, por exemplo, optou por não receber vale-transporte.

É competência do Departamento Pessoal, a execução das seguintes atividades: admissão, atualização cadastral, cálculo de rescisão, concessão de licenças, afastamentos, férias, controle de ponto, benefícios, declarações acessórias, calculo de folha, 13º, e diversos outros, que envolvem a relação legal entre empresa e colaborador.

Algumas empresas optam por contratar colaboradores, para tratar os processos admissão de pessoal, manutenção de pessoal e desligamento de pessoal de forma específica, por exemplo, um colaborador especialista em rescisão, outro especialista em admissão.

Outras preferem generalistas, que entendam, e executem todo o processo.

E tem empresas, que optam por terceirizar o serviço, contratam escritórios contábeis, consultorias, profissionais autônomos.

Portanto, o DP é extremamente importante para que as empresas cumpram a legislação, e os colaboradores recebam o que é devido, e possam tirar suas dúvidas.
Fonte: Contábeis
Voltar para listagem