Informativo


COMO MONTAR UM BOM PLANO DE CARREIRA?

10/11/2020

Um plano é uma intenção ou um projeto elaborado com um objetivo específico e em que se estabelecem as várias etapas para atingir uma meta.

Confira o que você precisa levar em consideração ao montar um plano de carreira, de acordo com a especialista Maria Alice Mendes, diretora da Korn Ferry Advance.

Autoconhecimento
Um bom plano parte sempre de uma visão de onde se quer chegar e para tanto, o autoconhecimento é fundamental.

Encarar a carreira como uma forma de se tornar a pessoa que você deseja ser ao invés de simplesmente seguir o fluxo das oportunidades que se apresentam pode ser o início dessa construção. Entender quem você é e quais são suas principais habilidades.

Quais os pontos onde há espaço para se desenvolver? O que te motiva, o que te faz levantar da cama todos os dias? Que tipo de atividades você realmente se interessa e quais você detesta? Muito complicado fazer isso sem ajuda? Pergunte aos seus melhores amigos, pergunte aos seus familiares, aos colegas de estudo ou mesmo de trabalho; como eles lhe veem?

Protagonismo
Não há como construir um plano, se você não entende que o principal responsável por sua carreira é você mesmo. Se apropriar do seu destino, das suas ações, do seu impacto no mundo é parte fundamental dessa jornada.

É claro que não estamos sozinhos nessa jornada e por vezes fazemos parte de organizações, ou somos nossa própria empresa ou podemos estar ainda sonhando com o desejo de alçar voos profissionais.

Seja em uma situação ou outra, acredite, a responsabilidade será sempre sua. E ninguém melhor do que você mesmo para saber onde quer ir.

Resiliência
Resiliência é a capacidade de se adaptar bem às dificuldades, mudanças ou outras fontes de estresse.

Ser resiliente, no entanto, não significa que você não sentirá estresse ou ansiedade.

Essa capacidade aumenta a probabilidade de administração do estresse e dos sentimentos de ansiedade ou incerteza que farão parte de sua jornada profissional.

Foque naquilo que você pode controlar, busque em sua memória exemplos de como você lidou com situações adversas em outras esferas, de forma bem sucedida. Foque no positivo e nunca se esqueça de seu objetivo final e do que você gostaria de alcançar.

Adaptabilidade
Sim, seu plano pode mudar e você precisa estar preparado para isso. Aliás, é quase certo de que ele mudará ao longo da sua trajetória profissional. Não faz mal, essa é a realidade do novo mundo do trabalho.

Um estudo recente do Fórum Econômico Mundial aponta que em apenas cinco anos, aproximadamente 97 milhões de novas posições serão criadas, enquanto, cerca de 85 milhões de posições serão extintas.

Ora, como me preparar para algo que pode simplesmente não existir mais? Esteja aberto às mudanças, mas antes de qualquer coisa, se prepare, sempre. Investir permanentemente em seu autodesenvolvimento é um componente chave para trilhar o caminho que você deseja.

Mentoria
Vivemos em um mundo complexo, a realidade do mercado de trabalho hoje, não será a mesma de amanhã e muito menos a mesma em 10 anos. São tantas variáveis, que construir um plano infalível fica difícil.

Para isso sempre conte com mentores. Sim, no plural. Kathy Kram, autora conhecida pelo desenvolvimento do conceito de mentoria, criou junto com Monica Higgins o conceito de redes de desenvolvimento.

As autoras entenderam que é impossível um único indivíduo apresentar a amplitude necessária para mentorar outro indivíduo.

Dessa forma o ideal é criar redes de desenvolvimento. Essas redes podem englobar, colegas mais seniores, membros da sua família, pares ou mesmo membros da sua comunidade.

Pessoas que possuem interesse genuíno em seu desenvolvimento e que podem construir, com diferentes experiências, visões de mundo, ajudando a desenhar seu plano de carreira.

Por fim, é preciso dizer, não existe um plano perfeito. Mas perde quem não se planeja, pois facilmente pode perder de vista o seu objetivo profissional inicial.
Fonte: Contábeis
Voltar para listagem