Informativo


OBJETIVO E FUNÇÕES DE UM ESCRITÓRIO DE CONTABILIDADE

23/09/2020

Muitos empresários não sabem quais as verdadeiras funções exercidas por um escritório de contabilidade e muitas vezes, ficam em dúvida sobre quais serviços contratar, como escolher o profissional, se o valor está compatível com o serviço oferecido, entre outros...

Com a tecnologia tomando conta de tudo, envolvendo as informações e tendo uma grande aplicabilidade do sistema de informação na contabilidade, é imprescindível que o empresário esteja por dentro de tudo que ocorre em sua empresa para que possa criar novos projetos e investir em seu negócio de forma consciente e planejada. Dessa forma o contador assume uma posição de suma importância, sendo o parceiro do empresário e assumindo a responsabilidade de administrar dados e gerir relatórios claros e precisos que dará respaldo ao empresário para planejar, prevenir e investir.

O objetivo deste artigo é esclarecer de forma simples quais os serviços que você pode estar usufruindo do profissional contábil e que podem te auxiliar e ser um diferencial para você na tomada de decisão.

Um escritório fornece serviços de contabilidade e apoio financeiro à organização. Nele administram-se informações do contas a pagar e a receber, estoque, folha de pagamento, ativos fixos e todos os outros elementos financeiros. Os contadores revisam os registros para determinar a posição financeira da empresa e quaisquer alterações necessárias para administrar a organização de maneira econômica.

Objetivo da Contabilidade
De forma geral, o principal objetivo da contabilidade é fornecer informações estruturadas a empresa, ou seja, informes contábeis de qualidade que permitam ao usuário tomar decisões gerenciais. Em um escritório de contabilidade há uma equipe dedicada de especialistas que gerenciam as finanças de uma organização. Embora nem todos os membros da equipe sejam contadores certificados, esses membros geralmente recebem treinamento em processos e procedimentos de contabilidade. Ao usufruir de um serviço contábil, uma empresa pode ajudar a garantir total transparência em suas transações financeiras, ao mesmo tempo em que fornece suporte especializado e centralizado para outras equipes e gerentes. A gestão financeira de qualidade pode ajudar a garantir a saúde contínua de uma empresa.

Gerenciamento de custo de estoque
O objetivo e grande desafio desse departamento é o de alcançar equilíbrio entre altos níveis de estoque que satisfazem os clientes, mas são onerosos para a empresa e baixos níveis de estoque que satisfazem as despesas da empresa, mas podem insatisfazer os clientes. O estoque de uma empresa são os bens de propriedade para fins de venda. Para haver uma estocagem eficiente, encontra-se o desafio em mantê-lo reduzido para melhora do fluxo de caixa, porém, isso precisa ser controlado e monitorado para que não haja falta de mercadorias para atender a demanda da empresa. O estoque geralmente é vendido dentro de um ano. O contador verifica o custo do estoque em um período específico em comparação com suas receitas para garantir que o custo das matérias-primas, mão de obra e despesas gerais não afetem negativamente o fluxo de caixa.

Registro de ativos fixos
Para execução de suas tarefas e funcionar de forma eficaz, uma empresa pode precisar de máquinas, equipamentos, veículos e outros ativos fixos que usará ao longo de vários anos. O escritório de contabilidade é responsável por registrar os ativos fixos em um balanço patrimonial com depreciação, que é a perda de valor daquele bem decorrente de seu desgaste. Os ativos fixos podem ser intangíveis, como fundo de comércio, uma marca comercial, ou tangíveis, como máquinas, veículos, entre outros. Como a empresa precisa de uma atualização para permanecer competitiva, suas demonstrações financeiras determinarão o que a empresa pode assumir de compromissos, ou seja, aquilo que ela terá condições de pagar.

Contas a Pagar e Receber
O departamento de contas a pagar de um escritório de contabilidade registra bens e serviços que recebe e os pagamentos que deve. Nele são registrados cada conta a pagar como um passivo e contas a receber como um ativo. Ativos são receitas, ou seja, toda entrada monetária ou patrimônio que a empresa possui e passivo são as obrigações que a empresa tem para manter seu produtos e serviços, como estoque de um fornecedor ou outras despesas.

Folha de pagamento
A função desse setor em um escritório de contabilidade garante que a organização pague seus funcionários com precisão, incluindo bônus, comissões e benefícios. O departamento monitora faltas, férias e folgas dos funcionários. Ele paga os impostos do governo, bem como as taxas sindicais e outras retenções do salário do empregado. O departamento reembolsa os funcionários pelas despesas e faz pagamentos aos fornecedores.

Apuração de impostos
Além de todas essas responsabilidades descritas acima, o profissional contábil precisa manter-se antenado a todas as normas vigentes. Estar atualizado não é uma tarefa fácil, levando em conta o complexo cenário da legislação tributária do país, mas faz se necessário para que as apurações dos impostos sejam feitas corretamente e sigam as regras determinadas pela legislação. O principal objetivo do profissional em se tratando de impostos, é manter foco na redução da carga tributária e otimização dos procedimentos para cumprir com todas as obrigações acessórias.

Em resumo, um escritório contábil fornece serviços de contabilidade e gerencia as finanças de uma empresa. Suas responsabilidades incluem registrar contas, pagar contas, rastrear ativos e despesas, gerenciar a folha de pagamento e manter o controle de documentos fiscais.

Dica Extra
Na hora de contratar os serviços contábeis avalie sua necessidade, priorize a qualidade e busque profissionais que irão agregar valor ao seu negócio, lembre-se ele será seu parceiro rumo ao crescimento e ao seu sucesso empreendedor.
Fonte: Contábeis
 
Voltar para listagem