Informativo


5 PASSOS SIMPLES PARA VOCÊ MANTER SUA SAÚDE MENTAL

29/04/2020

Os empreededores podem estar acostumados a ambientes incertos a praticar a resiliência. Mas a pandemia causada pelo novo coronavírus pode trazer, além do risco de contágio próprio e de conhecidos, uma parada imediata de ganhos.

A incerteza pode ser mais do que a esperada -- e com ela surgem sentimentos como medo e ansiedade.

Para que você consiga manter uma boa saúde mental durante essa pandemia, Pequenas Empresas & Grandes Negócios ouviu as psicólogas Ana Paula de Amaral e Sandra Quero. Também conversou com quem faz a terapia pela internet acontecer: os empreendedores Tatiana Pimenta e Rui Brandão, respectivamente cofundadores das startups de saúde mental Vittude e Zenklub

Veja 5 passos para você manter sua saúde mental, mesmo com o novo coronavírus:

1 - Pratique o autoconhecimento
Para Ana Paula de Amaral, não há uma fórmula mágica para você para manter sua mente saudável neste momento: é preciso se conhecer para entender quais são seus problemas e quais medidas funcionarão caso a caso.

"Caso seja mais difícil se manter focado no trabalho, por exemplo, é necessário desenvolver habilidades que aumentam sua concentração. É muito provável que este problema seja resolvido mais rapidamente se os comportamentos já forem conhecidos", diz a psicóloga.

Veja algumas perguntas para praticar o autoconhecimento e entender como enfrentar seus próprios desafios:

- Quais são suas atividades de lazer? O que você faz para se divertir?

- Como você lida com pressão de prazos? Quais são suas atitudes para enfrentar essa situação?

- Quando ocorre algum imprevisto, como você reage? Como faz para resolver o que não estava esperado?

- Quais são suas principais dificuldades para manter-se saudável? Alimentação? Rotina? Exercícios físicos? Ciclo de sono?

2 - Estabeleça uma rotina
O empreendedor precisa manter uma jornada certa de trabalho, ainda que não seja a mesma carga vista no período pré-pandemia. Também deve estabelecer horários para acordar e dormir, se alimentar, cuidar das tarefas de casa e cuidar de si mesmo.

Os cofundadores da Vittude e da Zenklub encararam esse desafio: os dois passaram os primeiros dias da quarentena trabalhando além da conta, por conta da demanda por suas plataformas de terapia online. Agora, conseguiram estabelecer uma nova rotina de trabalho e de descanso.

Tatiana afirma que devemos tratar a saúde mental como uma turbulência em uma avião: primeiro coloque a máscara em si mesmo e depois ajude os outros. A empreendedora delimita horários de sono, troca as antigas corridas por exercícios em casa, prepara as próprias refeições e troca o celular por um livro e chá de capim-cidreira após as 21h.

"Eu tive dias com insônia e sei que muitas outras pessoas estão tendo o mesmo problema. Descobri que era preciso dar o tempo necessário para o corpo descansar. Estava trabalhando em finais de semana e feriados nas primeiras semanas de quarentena, sem nenhum descanso", diz a cofundadora da Vittude.

Brandão também viu um aumento de pessoas buscando pela sua plataforma de terapia online e uma mudança completa na rotina com o isolamento social. "Além de migrar a operação para o digital, tivemos que implementar processos novos. Por exemplo, atender o cliente durante o final de semana", conta.

O cofundador da Zenklub conseguiu estabelecer uma nova rotina a partir da segunda semana de quarentena. Brandão tem um local fixo para trabalho em casa, um horário fixo para jantar e exercícios físicos e emocionais rotineiros.

3 - Retome paixões antigas
A quarentena pode ser um bom momento para retomar interesses antigos ou finalmente se comprometer com alguma nova atividade. Praticar suas paixões torna os momentos de lazer mais enriquecedores, tira sua mente do trabalho e traz uma sensação de tarefa concluída. Muitas vezes, essas práticas podem até mesmo ser gratuitas. Brandão abriu espaço na agenda para novos hobbies, como aulas de espanhol e de culinária.

4 - Mantenha-se ativo no seu mercado
O empreendedor também precisa pensar em como inovar para atender as demandas que estão surgindo com a pandemia, alerta Sandra. É o caso de costureiras que começam a vender mácaras de pano e padarias que fazem entregas nas residências.

Mas como buscar essas inovações para seu negócio? Acione sua rede de parcerias, desde colegas próximos até empresas com quais você possa trabalhar junto durante a pandemia. "O contato humano é uma forma criativa de buscar novas soluções", completa a psicóloga.

Ana Paula considera fundamental produzir conteúdo digital e apostar em redes sociais e sites atrativos, por exemplo. "Ficar em contato com quem consome ou pode consumir seus produtos ou serviços é imprescindível para que as pessoas lembrem da sua empresa quando as atividades voltarem ao normal."

5 - Transforme angústia em positividade
É natural que você sinta medo e ansiedade, então não tente fingir que está tudo bem. "Acolha esse sentimento de angústia e não se cobre ainda mais do que esse momento já pede", alerta Sandra.

Depois de reconhecer sua dor, trabalhe para pensar racionalmente e mantenha uma atitude positiva. A situação pode estar ruim agora, mas não durará para sempre. "Tente criar um mínimo de esperança que o sustentará nesse momento. Enquanto há vida, há jeito."
Fonte: Pequenas Empresas Grandes Negócios

Voltar para listagem