Informativo


COMO AVALIAR O VALOR DE UMA EMPRESA PARA VENDA

28/04/2021

Sempre quando se fala em venda de uma empresa, existe a opinião, que o valor é calculado sobre o faturamento da empresa.Ouve-se falar também, que com a soma de todo o ativo da empresa já se terá o resultado.
Uma empresa pode gerar um faturamento considerado alto, porém pode ter despesas maiores que este.
Pode também ter um patrimônio avaliado em milhões e ter um passivo maior que toda a sua estrutura.
Com o conhecimento técnico, é possível avaliar a atual situação da pessoa jurídica, e o que ela pode render no futuro, sempre aplicando as técnicas necessárias.
A Técnica mais utilizada para avaliação de empresa é pelo "Fluxo de Caixa Descontado".
No Fluxo de Caixa Descontado é encontrado o valor presente da empresa, levando em consideração o que ela pode gerar no futuro, nesta técnica, são consideradas duas variáveis, muito importantes, retorno e risco.
Outra técnica bastante utilizada é a "Múltiplos de Mercados", o qual compara o desempenho econômico de outras empresas do mesmo setor.
Em algumas empresas apenas a marca, já corresponde uma parte significativa de seu valor.
Existem outras técnicas, que também podem ser utilizadas, cabendo ao comprador e vendedor avaliar qual melhor se aplica em seu negócio, sempre estando assessorado por um profissional com expertise na área.
Assim, sempre esteja assessorado por um profissional da área, com experiência e expertise, para que possa te ajudar na melhor decisão.


Alexandre Dell" Orti - Contador


Fonte: Contábeis

Voltar para listagem