Informativo


SAIBA COMO CRIAR PARCERIAS DE SUCESSO PARA O SEU NEGÓCIO

27/10/2021

Tenho certeza que você já ouviu a frase "a união faz a força" em algum momento da sua vida, não é mesmo? Em um mercado cada vez mais competitivo, as marcas têm buscado meios para se destacar dos concorrentes, e é aí que a expressão ganha poder.
Seja em um negócio on ou offline, é a partir de parcerias que um empreendedor pode alcançar novos públicos e, além disso, elas permitem que as organizações expandam suas fronteiras e adquiram vantagens competitivas, já que estarão sempre atualizadas com as tendências do mercado.

Se você se interessa pelo assunto e deseja buscar uma parceria de sucesso para o seu negócio de maneira assertiva, João Esposito, economista e CEO da Express CTB - accountech de contabilidade, separou algumas dicas.

1. Estude seu mercado
Ao iniciar seu negócio você, provavelmente, já se aprofundou um pouco sobre o mercado em que ele está inserido e identificou o que as pessoas buscam nos produtos ou serviços oferecidos pela empresa. Contudo, esse processo também deve ocorrer para encontrar parceiros, e você precisará rever de maneira mais ampla e estratégica quais são as necessidades que seus clientes esperam que sua empresa atenda, tentando enxergar até mesmo além desse ponto.

Segundo Esposito, "Uma dica é buscar entender quais as necessidades que não têm a ver diretamente com o que você vende, mas que se relacionam e podem ser supridas por um parceiro. O importante é ter a disposição do cliente algo que complemente seus produtos ou serviços e enriqueça a experiência do consumidor".

Um bom exemplo disso são os maquiadores que realizam cursos e fecham parcerias com cabeleireiros e fotógrafos para expor seus trabalhos, permitindo que eles sejam divulgados e todos saiam ganhando.

Para tornar essa tarefa um pouco menos complicada, a nossa dica é realizar uma análise SWOT para conhecer seus pontos fortes e fracos, além de oportunidades e ameaças.

2. Conheça seus concorrentes
Analisar as empresas que concorrem com o seu negócio é fundamental para se destacar no mercado.

Isso ocorre porque ao observá-los você conseguirá obter ideias e, além disso, entender até mesmo em que eles estão falhando e como você pode tornar esses problemas uma força do seu negócio através da obtenção de parcerias que o ajudem.

Outro fator interessante é que, ao ficar de olho na concorrência, você saberá bem quais marcas estão sendo bem avaliadas pelas pessoas e se elas estão abertas a parceria, te ajudando a encontrar o parceiro certo para a ação que estiver planejando.

Dessa forma, sua empresa poderá obter um diferencial competitivo diante dos concorrentes, garantindo maiores benefícios e comodidades aos seus clientes.

A Diretora de Comunicação e Marketing da Express Ctb, Bruna Maretti, ainda dá uma dica extra: "não fique preso apenas a olhar para empresas do seu segmento, busque inspiração em empresas de áreas diferentes da sua, adaptando as boas ideias para seu nicho e público".

3. Defina um objetivo
Antes de convidar uma empresa para trabalhar com a sua é muito importante que um objetivo que possa beneficiar os dois lados seja definido.

Pense bem: qual será a ideia central da parceria e as ações a serem realizadas a partir dela?

A ideia é buscar responder essa pergunta para reduzir o tempo gasto com burocracias, otimizar os processos internos e aumentar a produtividade das equipes envolvidas.

4. Faça networking
O networking é fundamental para qualquer empresa ou empreendedor, principalmente para quem deseja ganhar visibilidade e reconhecimento no mercado.

"O ideal é que você esteja sempre presente e acompanhando eventos como palestras, workshops e cursos, bem como investindo na criação de contatos por meio das redes sociais, de forma a encontrar vários outros profissionais que tenham afinidade com o seu negócio e estão engajados nos mesmos objetivos e resultados que você", explica o economista.

Uma boa dica é entrar também no LinkedIn, uma rede social totalmente voltada ao mundo corporativo e que te permitirá encontrar informações curriculares e perfis detalhados de empresas e suas atividades para você conhecê-las melhor e saber se elas se encaixam com seu propósito, posicionamento e objetivos.

É importante lembrar que esse networking deve ser feito para montar uma rede de contatos com pessoas que possam te apoiar, inspirar e ajudar no seu desenvolvimento profissional de maneira saudável!

5. Comunique-se com clareza
Tome cuidado com os ruídos que podem ser causados por problemas de comunicação!

Para evitar que isso ocorra na parceria estabelecida e fazer com que ela se quebre e cada um siga para seu lado, o ideal é combinar cada um dos detalhes e buscar entender o que cada uma das partes envolvidas esperam de resultado e o que irão fazer para atingi-los.

Todos os envolvidos precisam estar cientes das suas funções, obrigações e direitos, então lembre-se de comunicar-se de maneira simples, direta e compreensível, e pensar nas melhores estratégias para que os objetivos sejam alcançados e todos saiam satisfeitos

6. Avalie o retorno obtido
Para conseguir ter sucesso no seu negócio tudo precisa ser medido, inclusive as parcerias comerciais. Se você não souber medir e analisar os resultados, não conseguirá identificar o que deu certo, o que não saiu como você esperava e qual foi o resultado geral da parceria.

Assim, ao avaliar periodicamente o andamento desse trabalho você entenderá o que pode ser melhorado e até mesmo avaliar se manter aquela parceria vale a pena.

Algumas métricas que podem ser usadas nessa avaliação são:

- Custo;
- Índice de reclamações ou elogios dos clientes;
- Visitas nas redes sociais e sites;
- Retorno sobre o investimento (ROI);
- Engajamento dos clientes;
- Aumento de seguidores;
- Qualidade dos produtos ou serviços oferecidos;
- Entre outras.

Quanto mais informações você tiver, mais fácil será para entender se a parceria comercial está realmente sendo benéfica para sua empresa.

Benefícios de uma parceria de sucesso

Agora, apresentaremos com mais detalhes quais os principais benefícios de uma parceria de negócios. Confira!

Otimização de processos: com as altas demandas das empresas, entender como funciona a gestão de cada uma e utilizar os conhecimentos para aplicar melhorias pode garantir uma maior facilidade para os negócios envolvidos. Isso porque uma empresa pode facilitar o acesso a produtos ou serviços no desenvolvimento da outra e, ainda, agregar uma melhor experiência para o consumidor final.

Atuação estratégica: a junção do público-alvo das duas empresas torna possível elaborar ações e estratégias que alcancem os dois públicos, fazendo com que processos internos se tornem mais estratégicos e, por consequência, os lucros aumentem.

Soma de qualidades: ao firmar uma parceria com uma empresa que é referência em alguma área, seu empreendimento vai se fortalecer nessa área, e, portanto, se tornar mais completo, podendo suprir eventuais necessidades.

Maior alcance: como as empresas parceiras divulgam os produtos e serviços uma da outra para seus clientes, o negócio destas empresas consegue alcançar com maior facilidade públicos que ainda não são seus consumidores, mas que, no fim, podem se tornar clientes em potencial.

Ao aplicar essa estratégia a seu favor, você poderá ajudar sua organização a se manter competitiva no mercado, agregando maior valor aos seus consumidores.

Identifique as necessidades dos seus potenciais clientes e vá além das expectativas deles em relação ao seu negócio.

Sobre a Express CTB - A Express CTB é uma accountech que tem o objetivo de democratizar as soluções empresariais para negócios. A Express CTB auxilia na legalização de empresas, certificações digitais, impostos, finanças, assuntos jurídicos, departamentos de contas, entre outros, em poucos minutos, com tecnologia e consultoria especializada. http://www.expressctb.com.br

Fonte: João Esposito - Express CTB
Voltar para listagem