Informativo


OS 3 ERROS MAIS COMUNS EM PROCESSOS SELETIVOS - E COMO EVITÁ-LOS

13/10/2021

Para reconhecer os candidatos que realmente dão match com as vagas, muitas empresas costumam fazer mais de uma etapa em seus processos seletivos. Formulários, testes e dinâmicas variadas são cada vez mais comuns nas seleções, e é comum se sentir inseguro sobre seu próprio desempenho em meio à disputa.

O processo seletivo é o primeiro contato que o candidato tem com a empresa e vice-versa. Por isso, a primeira impressão é muito importante.

De acordo com Marina Costa, Head de Aprendizagem da Resilia, edtech que oferece capacitação na área tecnológica com foco para o mercado de trabalho, em um segmento competitivo como o de tecnologia, por exemplo, o pulo do gato é se destacar aos olhos dos avaliadores como a pessoa certa para o posto.

"É importante saber que os recrutadores procuram pessoas que querem estar na empresa, que têm interesse, brilho nos olhos e sede de aprendizagem. Demonstrar isso, em um processo seletivo, não basta simpatia, demanda preparação. Se destaca quem demonstra conhecer a área de negócio, os valores, produtos ou serviços que a empresa oferece, bem como quem antecipa perguntas que podem ser realizadas e já estrutura suas respostas, destacando experiências que fazem sentido com a vaga e companhia. É uma dedicação prévia que pode garantir a sua aprovação", afirma.

Para que esse momento seja ainda mais especial e termine com a tão sonhada admissão, os especialistas da Resilia listaram três erros comuns cometidos ao longo de processos seletivos - e sugerem dicas de como evitá-los.

Erro 1: Não ler todas as informações que estão no site
Quanto mais preparado o candidato for, melhor será o processo! É preciso usar e abusar da internet. Uma boa pesquisa pelas informações disponíveis online pode representar alguns passos à frente de outros candidatos. Sempre que possível, é preciso que o candidato antecipe possíveis dúvidas que possam surgir instruindo-se mais sobre a empresa, os requisitos do processo seletivo, materiais ou certificados necessários e o que mais precisar para preencher a vaga.

Erro 2: Não completar uma etapa
Sabendo que os processos seletivos são cada vez mais concorridos, é mais do necessário saber que todas as etapas são eliminatórias. Justamente por esse motivo, deixar de completar uma etapa pode ser fatal para o candidato - nesse caso, leva à eliminação. Imagine um processo seletivo com cinco mil candidatos; por mais que se pense que é apenas um formulário, é justamente essa etapa que separa um candidato do outro. Por isso, é imprescindível concluir todas elas.

Erro 3: Deixar para a última hora
E por último, mas não menos importante, um erro bem comum em processos seletivos é procrastinar com a inscrição. Mas a dica é clara: não deixe para a última hora! Dvido à quantidade de etapas a serem preenchidas, é importante separar um tempinho para compreender e realizar cada uma delas com calma, dar seu melhor e revisar!
Fonte: Administradores.com
Voltar para listagem