Informativo


VÍDEOS SOLUCIONAM DESAFIOS DA COMUNICAÇÃO INTERNA EMPRESARIAL

29/09/2021

A comunicação interna, ou endocomunicação de qualquer empresa, é o fio condutor necessário para um bom relacionamento entre gestores e seus colaboradores.

Segundo um estudo realizado pela ABERJE (Associação Brasileira de Comunicação Empresarial), 63% das empresas consideram a comunicação interna um dos processos mais importantes do ambiente corporativo e pretendem continuar a investir neste segmento pelos próximos anos. O modo em que o mundo se comunica se transforma diariamente, inclusive dentro das organizações, e por isso, a comunicação interna precisa acompanhar essas novas tendências.

Adotar o formato audiovisual como método principal de comunicação corporativa pode ser o melhor estilo para que a empresa passe uma imagem mais transparente, interagindo de maneira dinâmica, sem perder o profissionalismo.

A melhor escolha é firmar uma parceria com produtoras especializadas, pois elas podem apresentar uma visão técnica sobre cada tema, sendo capazes de julgar e escolher o melhor caminho para o vídeo. A estratégia ao escolher a linguagem, a forma de abordar o assunto, o recurso narrativo, entre outros, é o que reforça a identidade de uma marca.

Para Leandro Alvarenga, CEO da Prime Arte, produtora de conteúdo e tecnologia, o desafio é a quantidade enorme de informações percorrendo todos os setores da empresa, que vão desde mudança de cultura até novos produtos ou novos regulamentos.

Reproduzidas por diversos tipos de vídeos, podem ser de cunho institucional, tendo um executivo como porta-voz para dar mais credibilidade ao tema, por exemplo, ou um vídeo de treinamento, que condensa uma grande quantidade de dados relevantes em poucos minutos de conteúdo.

"Utilizar um vídeo para apresentar mecanismos institucionais da empresa, difundir seus produtos, serviços, resultados e projetos futuros, faz toda a diferença. O interlocutor precisa usar uma linguagem clara e didática de interação, seja no discurso, texto ou gráficos, já que isso é o que vai gerar uma conexão humana quando está recebendo a mensagem".

Hoje, diversas ações que partem do setor interno podem atingir a comunicação externa, criando um efeito positivo no modo em que o público distingue uma marca, por isso, é indispensável que o audiovisual, ao trabalhar com uma corporação, fique atento a esse ponto.

Ao produzirem peças para comunicação interna, as produtoras devem encontrar métodos eficientes que condensem muitas informações em pouco tempo, mantendo a qualidade. Para isso, é preciso entender o cliente, elaborando conceitos e propondo soluções que elevem o nível de cada criação.

O mesmo vídeo pode ser compartilhado com diversas equipes de uma única vez, sem a necessidade de locomoção, e pode ser visto em diferentes horários.

"Mais que assertiva, a comunicação interna é fundamental para o sucesso de uma marca. As possibilidades para a aplicação do vídeo na comunicação interna com o intuito de educar, motivar e informar, além de serem vantajosas ao ampliarem o contato com os colaboradores de uma empresa, dialogando e estreitando suas relações, também economizam tempo e reduzem custos. De fácil compreensão e agindo de forma mais pessoal que um texto, o recurso ainda ressalta a individualidade da organização. O sucesso depende apenas de uma estratégia de conteúdo poderosa" finaliza Alvarenga.

Fonte: Prime Arte
Voltar para listagem