Informativo


CONHEÇA OS PRINCIPAIS BENEFÍCIOS DAS HOLDINGS PARA A SUA ORGANIZAÇÃO

22/09/2021

As holdings são empresas criadas para comprar e possuir ações de outras companhias, conhecidas como subsidiárias. Dessa maneira, elas detêm o controle acionário e funcionam como uma sociedade gestora, sendo primordiais para suas secundárias.Por esse motivo, é possível conjecturar que as holdings não produzem bens ou serviços ou sequer participam das operações diárias relacionadas aos negócios destas organizações. Mesmo neste contexto, elas são capazes de estruturá-las e podem fornecer proteção contra diferentes riscos.

Conheça outros benefícios deste tipo de empreendimento:

1. Protege ativos e patrimônio
Uma holding pode deter ativos valiosos de uma empresa, que vão desde a propriedade intelectual aos equipamentos, passando pelo seu patrimônio. Assim, as subsidiárias podem assumir as operações diárias do negócio, bem como suas responsabilidades comerciais, ao passo em que seus ativos valiosos (detidos pela holding) estarão protegidos das ações de credores e outras adversidades que podem acometer a corporação.

2. Reduz os riscos
Já foi pontuado acima que a holding é responsável por deter os ativos valiosos das companhias e, além disso, é uma entidade separada das suas subsidiárias, certo? Agora, imagine que estas empresas secundárias tiveram um desempenho ruim e estão passando por apuros. Como seus ativos estão com a holding, o risco de perdê-los é minimizado e eles acabam ficando assegurados. Logo, se uma empresa operacional enfrentar insolvência, a holding poderá até perder uma quantia monetária.

A parte positiva é que ela não será perseguida legalmente para cumprir com as mesmas responsabilidades - o que reduz consideravelmente os riscos de ser afetada pelo prejuízo. Além disso, os diretores da holding podem estabelecer um procedimento de estruturação de dívidas que beneficie todas essas corporações e ajudá-las a obterem termos de financiamento mais favoráveis do que se estivessem independentes.

3. Minimiza os impostos
Uma holding pode ser criada com o intuito de reduzir o valor dos tributos que o grupo deve pagar como um todo. Isso porque ela é capaz de ser estruturada para se obter taxas de impostos menores ou pode, até mesmo, ser estabelecida em outro país que tenha alíquotas mais baixas. No Brasil, por exemplo, existem três regimes possíveis a serem aplicados nesta sociedade gestora: o lucro presumido, o lucro real ou o arbitrado. Ainda assim, o primeiro costuma ser o mais utilizado, já que é mais fácil apurá-lo e possui uma boa redução da carga tributária.

4. Maior controle e gestão
Normalmente, a gestão tanto da empresa quanto de suas subsidiárias é controlada pelos diretores da holding. Isso é essencial, porque proporciona uma estrutura de gestão coesa, unificada e centralizada, uma vez que toda a administração e política empresarial passa a se tornar uma só. Essa vantagem permite que a organização concilie suas expectativas, maximize seu desempenho e cresça consideravelmente, o que traz uma série de benefícios para a sua evolução no mercado.
Fonte: Contábeis
Voltar para listagem