Informativo


PIX: CONHEÇA OS PRINCIPAIS ERROS REALIZADOS POR QUEM TRANSFERE

01/09/2021

O Pix segue sendo um sucesso no Brasil, a facilidade e praticidade da ferramenta já atraíram mais de 87,6 milhões de cadastros feitos por pessoas físicas e 5,8 milhões de empresas.

Segundo dados do Banco Central, em 31 de maio deste ano já haviam mais de 253 milhões de chaves Pix cadastradas.

Em menos de um ano de seu lançamento, o método de pagamento já superou tanto em quantidade de transações quanto em valores movimentados as operações feitas em DOC e TED no país.

Erros no Pix
Com essa quantidade de transações e cadastros na ferramenta, era inevitável que problemas surgiriam eventualmente durante o manuseio e desenvolvimento do Pix.

Quando acontece um erro, a instituição financeira onde a operação está acontecendo é obrigada a relatar e descrever de forma breve a situação, mas a mensagem não é padrão entre os bancos.

Confira abaixo alguns dos principais erros:
Formato errado da chave e chave inexistente: às vezes na inserção da chave pix pode acontecer algum erro de digitação, faltar algum número de um CNPJ ou mesmo constar que não existe aquela chave. Quando o erro é relacionado a isso, a mensagem que aparece é obrigada a dizer que tem relação com o formato ou que a mesma não foi localizada e que a transação não foi realizada.

Para resolver, basta conferir os dígitos e se ainda houver divergência, entrar em contato com o portador da chave para esclarecimentos. Sempre confira os dados para quem está enviando a transação, afinal apenas um número errado pode enviar o valor a outra pessoa.

Falha na comunicação: o sistema bancário ou a própria ferramenta podem apresentar falhas e instabilidades, sendo necessário aguardar para realizar nova tentativa.

Nesse caso, a mensagem que aparecerá deve indicar que houve um problema na comunicação ou falha técnica. Isso quer dizer que o banco não conseguiu estabelecer contato e trocar informações com o Diretório de Identificadores de Contas Transacionais (DICT) do Banco Central, que permite buscar contas transacionais por meio das chaves.

Erro na liquidação da transação: esse erro é relatado quando o saldo da conta é insuficiente para realizar aquela transação ou se o tempo limite foi ultrapassado naquela página da ferramenta.

Nesses casos, a instituição financeira deverá informar o que aconteceu: será relatado se o saldo é insuficiente, se a conta de recebimento está indisponível ou se o tempo na página foi excedido.
Fonte: Contábeis
Voltar para listagem