Informativo


TRÊS PRINCIPAIS PILARES DO DESENVOLVIMENTO NO SETOR CONTÁBIL

06/10/2020

A profissão contábil enfrentou mudanças significativas nos últimos anos, as organizações, seus membros e instituições educacionais tiveram que responder e se adaptar a essas inovações.

Dentre as principais mudanças, destaco aqui a tecnologia inteligente e digital que está em constante evolução, a globalização contínua dos padrões de relatórios/divulgação e as novas formas de regulamentação.

Todas essas mudanças são um grande desafio para a profissão, mas trouxeram também grandes avanços.

Tecnologia
Estamos em uma era em que os contadores estão utilizando tecnologias cada vez mais sofisticadas e inteligentes. Há uma crescente busca por aprimoramento das formas tradicionais de trabalho, pois o mercado se torna cada vez mais competitivo, isso faz com que, se torne necessária à adaptação de rotinas básicas a um modelo mais versátil, tecnológico e eficiente.

O sistema prático em nuvens chegou para ficar. Essa inovação trata-se de um sistema, onde reúne computadores, com boa capacidade de armazenamento, processamento e servidores compartilhados interligados por meio da internet. Possui ainda sistemas e softwares de segurança extremamente rígidos para garantir a segurança dos dados de seus usuários.

O objetivo principal desse conjunto tecnológico é facilitar e agilizar a comunicação com o cliente, permite acesso a documentos, comprovantes e proporciona a obtenção de informações de forma prática e rápida.

Outra grande evolução são as mídias sociais que atualmente tem sido uma grande ferramenta de propagação de informação, divulgação de conteúdos e de marketing.

Globalização
A globalização contínua tem proporcionado desafios e oportunidades relevantes para os profissionais contábeis.

Enquanto observamos a globalização incentivando o fluxo livre de dinheiro de um mercado de capitais para outro, atividades de terceirização e transferência de habilidades técnicas, profissionais continuarão simultaneamente apresentando resolução para problemas locais.

Com as constantes mudanças e exigências, surgem em contra partida, grandes oportunidades de criar e desenvolver habilidades para atender questões específicas das empresas.

As universidades também tiveram que se adaptar as constantes inovações, renovam suas grades, atualizam-se constantemente para atender as exigências proposta no mercado, nas resoluções e normas abrangidas pelo setor. Diante disso, elas têm desenvolvido profissionais com habilidades técnicas e com um olhar diferenciado, afinal, o profissional contábil além da capacidade técnica precisa ter ser analítico, ter um olhar diferenciado e desenvolver cada dia mais um pensamento crítico.

Regulamentações
Com aumento da regulamentação e das regras de divulgação associadas às normas específicas do setor contábil, os profissionais vêm enfrentando pressões e houve nesses últimos anos um impacto significativo.

Devido às expectativas das partes interessadas, as considerações sociais e ambientais ganhando cada vez mais importância junto com as preocupações econômicas nas organizações, têm-se uma variedade de grupos de partes interessadas como: Acionistas, trabalhadores, governos ou reguladores, organizações não governamentais, mídia e a comunidade com interesse crescente em obter informações precisas e fidedignas, esses profissionais são desafiados a lidar com a complexidade de integração de desempenho financeiro, social e profissional.

A implicação importante é que todos os contadores precisam ter um olhar além dos números, o que por sua vez, aumenta a colaboração entre membros de várias profissões, incluindo contadores, médicos, advogados, cientistas ambientais, sociólogos e assim por diante.

O profissional que pretende se destacar e oferecer serviços inovadores e que realmente solucionem questões mais complexas, precisa investir em si mesmo, na educação profissional e buscar meios cada vez mais inovadoras, a fim de revelar propostas estratégicas e estratégias pró-ativas na tecnologia digital, na globalização contínua de padrões e novas formas de regulamentação e principalmente, superar as expectativas das partes interessadas.
Fonte: Contábeis
Voltar para listagem