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COMO MONTAR UMA BOA REDE DE RELACIONAMENTO PARA O SUCESSO DO NEGÓCIO 

29/01/2020

Ter uma boa rede de contatos, com pessoas que troquem conhecimento, possibilitem parcerias, e novos negócios e auxiliem no seu trabalho. Assim é o networking, prática que pode contribuir muito para o sucesso de uma empresa de qualquer setor. O networking se faz investindo em relacionamentos, mostrando interesse pelas pessoas e suas realizações, oferecendo colaboração, marcando presença em eventos do setor, falando de seu empreendimento, entre outras ações.

"Hoje, os clientes têm muitas opções para comprar um produto ou serviço e fazer uma boa escolha em meio a tanta oferta é tarefa complicada. Aí está a importância de um bom networking", explica Esmeralda Queiroz, consultora de negócios do Sebrae-SP. "A maioria das pessoas consulta seus amigos e conhecidos em busca de indicações para ajudar suas escolhas. Um empresário que trabalhe bem seu relacionamento com parceiros e clientes terá mais chances de ampliar seus negócios, pois será sempre lembrado como uma boa referência."

Hoje em dia, a rede de contatos ultrapassou os limites do ambiente físico - como encontros e eventos corporativos - e abrange também o universo digital. As redes sociais imprimiram ainda mais rapidez na circulação da informação, influenciando diretamente a maneira como as pessoas se comunicam, se relacionam e fazem negócios. Saber o que os outros falam a respeito do seu empreendimento e ter boas avaliações em sites voltados ao seu mercado pode ajudar a obter resultados significativos.

Grupo de contadores
Atenta a essa realidade, a empreendedora Lucia Regiane Rodrigues participou do grupo de segmento setorial do Sebrae-SP em 2016 voltado a contadores, seu ramo. Após o programa, os 28 participantes formaram um grupo em uma rede social e mantêm contato para trocas de conteúdos e trabalhos. "Criamos o grupo Contabilizando Sucesso. A ideia é que um possa indicar o outro para trabalhos, pois cada profissional tem a sua especialização", explica.

Além disso, os participantes também trocam conteúdos técnicos e organizam happy hours para relacionamento e apoio mútuo. Dentro do grupo também já houve parcerias para trabalhos e até fusão de empresas. Ainda durante o curso, Lucia também criou - com mais duas participantes - um canal no YouTube chamado Clube das Contadoras.

Atualmente, elas têm cerca de 3 mil seguidores, a maioria contadores. "Descobrimos que nossos colegas de profissão não têm tanta habilidade para falar sobre gestão e nós nos juntamos para atender a essa necessidade", explica. Além do networking, a empreendedora destaca a importância do programa de segmento setorial do Sebrae-SP para abrir os horizontes. "Esse programa foi a grande virada em minha vida. Mudei completamente a minha forma de atuação."

Muito além de uma simples lista de nomes
Quando se fala em networking, muita gente pensa em uma lista de cadastro onde temos os nomes de pessoas com quem nos relacionamos profissionalmente, com o telefone, o e-mail e data de aniversário para que não nos esqueçamos de cumprimentá-las e entrar em contato quando precisamos de uma informação ou favor. Porém, o verdadeiro networking vai muito além de uma lista de contatos. Para ser efetivo é necessário investir em relacionamentos, que vão além de redes sociais e troca de cumprimentos em datas festivas.

Algumas dicas importantes
-> Participe de eventos que estejam alinhados com os interesses de seus negócios e de sua rede de contatos, prestigie seus amigos.

-> Tenha interesse real pelas pessoas, entenda o que elas fazem, faça perguntas, a maioria das pessoas gosta de falar sobre suas realizações.

-> Esteja presente com frequência para sua rede, comentando e apoiando conforme necessário. É muito ruim aparecer somente quando precisa de alguma ajuda.

-> Seja útil. Ofereça seu conhecimento e seus contatos para sua rede quando necessário.

-> Fale sobre seus negócios, seus projetos, seus objetivos, para que as pessoas saibam o que você faz e possam colaborar.

-> Mantenha-se atualizado, tendo condições de emitir opiniões interessantes e relevantes para sua rede.
Fonte: Pequenas Empresas Grandes Negócios


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