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CONFIRA DICAS PARA VENDER MAIS UTILIZANDO O WHATSAPP

21/01/2020

O método de vendas utilizado pelas empresas hoje precisa incluir estratégias de marketing digital. Entre elas, está o uso do WhatsApp, uma ferramenta poderosa de comunicação.
Segundo o Facebook, que comprou o aplicativo em 2014, mais de 100 milhões de brasileiros utilizam a plataforma.

Quem tem empresa já está se adaptando ao envio de mensagens no dia a dia. Se ainda não, é bom pensar na implementação. O aplicativo é simples, gratuito e de fácil a acesso.

A utilização do WhatsApp facilita diversos processos, possibilitando, por exemplo, a continuidade de rotina, como atendimento de telefone e responder e-mail simultaneamente.

Leia abaixo algumas dicas sobre como impulsionar o seu negócio pelo WhatsApp preparadas pela Associação Comercial e Industrial de campinas (ACIC).

OFEREÇA CONTEÚDO
Não restrinja sua estratégia em apenas fazer propaganda. Ofereça conteúdo para engajar o público: um exemplo é a utilização de um texto que você já tenha pronto, seja ele da rede social, até mesmo do blog da empresa. É só fazer um resumo e adaptar para o WhatsApp.

Também é válido encaminhar dicas relacionadas ao produto que você oferta, essa é uma ótima ação de marketing de conteúdo, por exemplo, se a empresa vende calçados, apresente a solução: "como evitar mau cheiro onde são guardados os sapatos".

Claro, para que você possa ofertar esse conteúdo rico, é preciso entender sobre o público alvo. Além dos textos, você pode trabalhar o envio de imagens, áudios e vídeos, mas tenha bom senso e evite os exageros para que o cliente não se sinta incomodado, levando a um eventual bloqueio.

UTILIZE OUTRAS REDES SOCIAIS
É muito importante que seu número de WhatsApp seja divulgado, para isso, use outros perfis da empresa, como Facebook e Instagram, construindo uma audiência por lá.

Faça posts para capturar contatos, além disso, peça para que as pessoas salvem o número, dessa forma, será possível trabalhar em uma lista de transmissão.

Tenha postagens que direcionam o cliente para uma landing page ou página de captura e não esqueça de colocar o campo do número de WhatsApp como obrigatório, com isso, o leitor está autorizando que você tenha o contato dele e o encaminhamento de conteúdo.

Trabalhe também com e-mails marketing para a divulgação dos seus contatos, explique que o consumidor terá atendimento exclusivo por aquele canal.

CRIE ESTRATÉGIAS
Procure criar uma campanha e invista em textos persuasivos, com isso, o cliente passa a se sentir mais atraído, facilitando o processo de vendas no aplicativo.

Fazer a utilização de gatilhos mentais relacionados ao emocional, é muito importante, principalmente se é voltado a escassez e urgência. Quando é imposta uma condição para compra, se torna mais rápida a resposta, como, por exemplo: "Aproveite essa promoção, essas são as últimas peças" ou "Você tem apenas até amanhã para aproveitar essa condição especial".

APROVEITE A FERRAMENTA
Além de ser um ótimo instrumento, o WhatsApp pode ser usado para o pós-vendas e eventuais problemas. Por isso, treine a sua equipe para que esteja capacitada e à postos para um bom atendimento em qualquer conversa.

Apresente um atendimento diferenciado, personalizado, com uma comunicação clara e objetiva. Para isso, é preciso ter um cronograma de mensagens.

Nessa etapa possivelmente a empresa terá diversos níveis de clientes no funil de vendas, sendo assim, cada um merece abordagem específica. É preciso entender o momento da negociação com o cliente, não basta simplesmente encaminhar uma mensagem, tenha estágios de como abordá-lo, conforme avança pelo funil.

Além das mensagens tradicionais, outro recurso que pode ser explorado é o Status, essas são as publicações que duram 24 horas, com tempo limitado para visualização. Procure publicar algo que chame a atenção do cliente, assim, ele pode iniciar uma conversa para vendas.

WHATSAPP BUSINESS
Para melhor aproveitamento, utilize o WhatsApp Business. Ele é voltado especialmente às empresas, além disso, possui mais funcionalidades que o aplicativo comum. Podendo acrescentar sugestão de respostas automáticas.

Também é possível que seja registrado por um número de telefone fixo para encaminhar as notificações. A vantagem do Business é obter as métricas de mensagens enviadas, entregues, recebidas e lidas.

Vale lembrar, nada de usar números pessoais para criar a conta empresarial, ter um número próprio para o comercial é mais profissional, além disso, você consegue determinar os horários de atendimento.

TENHA UMA LISTA DE TRANSMISÃO
Não utilize grupos para divulgar seu conteúdo, propague suas mensagens por listas de transmissão, elas podem servir para diversos fins, como anunciar a chegada de produtos ou de promoções.

Já os grupos não são indicados para empresa, pois são informais, sendo invasivos aos consumidores, afinal, é possível visualizar o número de todos os participantes.

Para que o cliente saiba com qual empresa está em contato, utilize a identidade visual, opte sempre em usar uma foto com o logo, isso irá passar maior credibilidade em uma negociação.

UTILIZE O WHATSAPP WEB
Para facilitar a digitação, prefira utilizar o WhatsApp Web. Com ele é possível gerenciar a conta em um computador com internet, ficando mais fácil acompanhar as conversas, encaminhar arquivos e mensagens.

Para utilizar é simples, no site do WhatsApp Web aparecerá um código de QR, com o celular você irá entrar nos ajustes do WhatsApp, clicar em WhatsApp Web e escanear a imagem que aparece no computador.
Fonte: Diário do Comércio

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