Há quase um ano, Karol Chokyu decidiu associar sua personalidade comunicativa e o apelo popular à imagem do negócio da família - uma rede de supermercados carioca, fundada por seus avós orientais há 60 anos.
A estratégia deu tão certo que aos 26 anos, a herdeira se tornou responsável pela criação e direção do departamento de marketing do Royal Supermercados e do Empório Royale - empresa familiar com 11 lojas no total, localizadas na região sul do Rio de Janeiro.
Em meio aos vídeos que faz apresentando produtos, formas de vender e outras dicas sobre o universo supermercadista, Karol Babadeira, nome que a tornou conhecida nas redes sociais, é também reconhecida como a primeira digital influencer dos supermercados com mais de 100 mil seguidores no Instagram.
Como herdeira, Karol cresceu acompanhando o dia a dia dos pais na empresa e aos 13 anos assumiu algumas funções operacionais, como, por exemplo, atendendo no caixa, repondo mercadorias e embalando produtos.
Sem saber que profissão seguiria optou por cursar direito, enquanto atuava na área comercial da rede varejista. Ali, percebeu que o marketing da rede não era tratado como um departamento, e sim como um produto. Um diagramador e um designer desenvolviam os panfletos e uma terceira pessoa era responsável pelos anúncios feitos na televisão.
Decidida a dar uma nova guinada no marketing da empresa, Karol se dedicou a entender melhor as ações realizadas pela rede de supermercados e descobriu, por exemplo, que investia um valor muito alto anunciando em um canal de televisão que apenas 5% de sua clientela tinha o hábito de assistir.
A partir daí, reviu alguns processos e passou a explorar melhor o Instagram - postava vídeos dando dicas de produtos, formas de utilização e de apresentação, e dava destaque aos itens de fabricação própria, como pães e doces.
A estratégia deu certo e aos poucos, Karol conquistou a confiança da família para gerir essa área e montar a sua própria equipe, que hoje, é formada por dez pessoas e capaz de realizar qualquer tipo de produção.
Num primeiro momento, esse trabalho era feito no próprio Instagram da rede, mas naquele perfil, Karol não tinha liberdade para se comunicar como gostaria. Por isso, tornou seu perfil pessoal público para testar o formato que desejava - com muita interação e linguagem bem informal.
"Comecei mostrando o meu dia a dia, nosso processo de criação, produtos, a parte estratégica, resenhas, outros supermercados e lugares sempre mostrando exemplos de boas práticas", diz.
Sua autoimagem também foi repensada para atrair a atenção do público - sempre com muita maquiagem, acessórios e cores de esmaltes extravagantes. A ideia de Karol era criar um novo patamar de comunicação no mercado - diferente do modelo comum muito focado em preços e promoções.
No último mês, por exemplo, Karol fez um tour por endereços especializados em São Paulo, como o Empório Santa Luzia e o Eataly. Mostrou curiosidades de cada um dos estabelecimentos, como as embalagens de panificação do Santa Luzia, que permitem embalar os produtos logo que são retirados do forno sem que os itens tenham qualquer alteração de textura ou sabor.
Dentro da rede em que trabalha, Karol realiza reuniões semanais com outros departamentos para definir novas estratégias de vendas, e cita casos recentes como o festival de sorvetes, em que conseguiram triplicar o volume de vendas em relação ao ano anterior com os mesmos produtos e aplicando estratégias simples de planfetagem, mas que não haviam sido feitas anteriormente.
Outra abordagem comum realizada pela herdeira é divulgar um produto explorando curiosidades sobre o item. Em seu perfil, há postagens esclarecendo sobre a composição de produtos, como a diferença entre manteiga e margarina. Ao falar sobre determinado queijo, por exemplo, ela explica sobre maturação, composição e processos químicos.
Em outra postagem ela fala sobre o gin e suas combinações explicando como a bebida foi criada e se tornou um dos destilados mais consumidos no mundo - tudo isso como pano de fundo para divulgar marcas, produtos e lançamentos. Em uma dessas ações, a influenciadora trabalhou a divulgação da Monin, marca de xaropes para o preparo de drinks - que resultou na venda de mais de 400 unidades do produto em um mês, enquanto foram vendidas apenas 25 garrafas no mesmo período do ano anterior.
Toda essa influência levou Karol a receber recentemente um convite da Nestlé Professional para palestrar sobre o case de sucesso que a parceria com a rede de supermercados rendeu no Dia das Mães e no Dia dos Namorados. Com produtos exclusivos para o Royale que esgotaram em menos de 48 horas no Dia das Mães, as vendas duplicaram na data e o fenômeno se repetiu no Dia dos Namorados.
"O setor supermercadista precisa se reinventar, criar vendas extras, independentes das vendas atuais. É preciso criar cada vez mais oportunidades que estejam atreladas ao que os clientes estejam dispostos a pagar", diz.
Fonte: Diário do Comércio