Informativo


MARKETING CONTÁBIL PELO WHATSAPP: ENTENDA COMO UTILIZAR

06/01/2021

Muitos contadores infelizmente ainda residem no passado e não perceberam as inumeráveis vantagens que a informática e a internet são capazes de proporcionar aos seus negócios. Em contrapartida, muitos outros já estão até bastante íntimos dos benefícios que a internet proporciona. Seja com o uso de sites, propaganda paga, blogs, perfis em redes sociais, e canais no youtube.

Neste artigo, no entanto, não iremos falar de nenhuma dessas ferramentas citadas e sim de uma outra que é tão popular quanto (ou talvez até mais) e que tem um potencial de engajamento muito maior, o famoso aplicativo de mensagens instantâneas whatsapp.

Você não sabia que era possível fazer marketing digital para a sua contabilidade usando o whatsapp? Não tem problema. Leia este texto até o fim e se surpreenda com a capacidade deste aplicativo.

Comunicação um a um
Uma das principais vantagens do whatsapp é a forma como a comunicação é estabelecida, sempre um a um.

E isso facilita demais o entendimento de ambas as partes, o cliente e o prestador de serviços ou vendedor, evitando uma série de possíveis mal entendidos que uma interação indireta, à distância e não instantânea poderia causar.

Não há intermediários, o que você escreve é o que o cliente irá receber na outra ponta da conversa, sem confusão.

Versatilidade
Outra grande vantagem é que o whatsapp também oferece uma boa gama de versatilidade para aprimorar a comunicação. Claro, ele foi criado primariamente para a troca de mensagens de texto, mas além disso você também pode:

Mandar mensagens de áudio de qualquer tamanho;
Gravar vídeos de até um certo tamanho e enviá-los;
Iniciar chamadas de áudio e vídeo, ou um deles, ao vivo, como uma ligação telefônica (porém sem gastar créditos, apenas internet).
Essa facilidade permite com que você se adapte às necessidades de cada cliente.

Assistência e suporte
Todas essas opções que o whatsapp proporciona com a sua versatilidade e por ser uma comunicação um a um com o cliente, torna as coisas muito mais fáceis quando for necessário que você proporcione uma assistência técnica ou um suporte.

Pense, ao invés do cliente precisar passar algum processo burocrático do tipo:

Ter que ligar para uma central para agendar um horário para o técnico ir até a casa dele e esse agendamento nunca ser cumprido ou ser extremamente vago; ou
Ele precisar se locomover até a empresa;
Ter paciência para ficar em uma ligação telefônica sem fim na qual ele é transferido de ramal em ramal até finalmente desistir...
Com o whatsapp você pode iniciar a assistência ou suporte ao seu cliente de forma bastante rápida e instantânea, simplificando as coisas para ele. Claro, dependendo do ramo de negócios, talvez ainda seja necessário a visita de um técnico.

E isso tudo fará com que o cliente goste ainda mais de você. E não há marketing melhor do que um cliente satisfeito indicando os seus serviços ou produtos, não é?

Agora que você já entendeu as vantagens do whatsapp, vamos falar mais tecnicamente sobre a sua utilização no âmbito empresarial. Para isso vamos falar sobre a outra versão do whatsapp, que também é gratuita, o whatsapp business.

Whatsapp business
O whatsapp business é versão profissional do whatsapp. E se você quer mesmo fazer marketing pelo whatsapp para a sua empresa, recomendamos que você utilize essa versão.

O motivo disso é porque o whatsapp business apresenta algumas vantagens em relação ao whatsapp normal, veja quais são elas:

- Estatísticas de envio e visualização de mensagens;
- Um perfil comercial contendo: horário de funcionamento, e-mail, site e uma descrição curta sobre o negócio;
- Mensagens programadas para quando você estiver ausente ou de saudação;
- Etiquetas para organizar seus contatos;
- Respostas rápidas;
- Enviar um link ou um QR code da conversa;
- Linkar uma página do facebook;
- Criar um catálogo de produtos ou serviços.

Se você souber como usar todas essas ferramentas a seu favor, aliado a uma estratégia de marketing eficiente, você com certeza será capaz de conquistar muito mais clientes usando o whatsapp.

Automação
Outra forma de tirar proveito de todas as possibilidades que o whatsapp oferece é usando a automação. Você não sabe o que é isso? Então vale uma breve explicação.

A automação nada mais é que uma script de mensagens padronizadas, como se fosse um robô, que podem ser disparadas para atender um cliente quando este entrar em contato com você.

Empresas grandes usam bastante automação pelo whatsapp para iniciar uma solução de problemas. O cliente interage com essa automação como se fosse uma chamada telefônico. Ele vai digitando os números das opções até ele encontrar o que deseja.

Outras vezes não há números, e o robô da automação apenas pede que você digite qual é o problema usando termos chave que ele pode identificar.

Essa é uma forma bem inteligente de utilizar o whatsapp para se comunicar com vários clientes ou possíveis clientes simultaneamente, sem precisar ter que empregar centenas de atendentes reais para lidar com cada conversa individualmente, algo que seria impraticável.

Imagine um escritório contábil. Com uma ferramenta de automação o robô poderia direcionar o cliente exatamente para qual o departamento que ele precisa conversar, seja o contábil, o fiscal, o pessoal ou a secretaria.

Afinal de contas, uma das coisas mais comuns é o cliente não saber exatamente com qual departamento ele precisa conversar para resolver o seu problema.

Algumas sugestões
Agora vamos dar algumas dicas interessantes para que você utilize o whatsapp de forma eficiente dentro da sua estratégia de marketing.

Seja mais pessoal
Como é uma conversa um a um, você não precisa ser demasiadamente formal. Na realidade, é recomendável que você não seja. Se aproxime do seu cliente.

Se conecte com quem já é cliente
Não se esqueça de adicionar todos os seus clientes! Eles vão adorar poder conversar com a sua contabilidade de forma mais prática, ainda mais se forem empresários ocupados.

Não exagere nas propagandas
Talvez você tenha ficado tentado a usar o whatsapp para fazer propaganda, não é? Tudo bem, é compreensível, mas não exagere. Ninguém gosta de ser bombardeado com mensagens, vai parecer SPAM.

Lista de transmissão x Mensagens personalizadas
Por mais que listas de transmissão possam parecer mais práticas, na prática mesmo elas nem sempre funcionam, pois seu cliente precisa ter seu número adicionado. E por uma série de motivos isso pode não ser o caso. Mensagens personalizadas são melhores.

Comece a usar o whatsapp agora mesmo!
Se você ainda não começou a utilizar o whatsapp para otimizar o processo de vendas da sua empresa, não perca mais tempo. É um aplicativo gratuito e prático de utilizar, você provavelmente já deve ter experiência com o uso pessoal.

Fonte: Ondatta

Voltar para listagem