Informativo


PANDEMIA: FRANQUIAS FECHAM PORTAS MAS ACREDITAM NA RECUPERAÇÃO DOS NEGÓCIOS

22/07/2020

As franquias representam 2,7% do PIB do Brasil. Diante da crise econômica em decorrência da pandemia do novo coronavírus, as perdas foram inéditas entre abril e maio para o segmento, com faturamento caindo 48,2% e 41% respectivamente. Neste período 1535 unidades encerraram os negócios. Os dados são Associação Brasileira de Franchising, foram divulgados pela CNN.
"Um número de fechamentos assim já aconteceu em outras crises, mas não num período tão curto. Posso dizer que até me surpreendeu positivamente, porque na minha cabeça, seria um número maior. Infelizmente, isto ainda vai crescer. Vamos ver se agora que o crédito começou a chegar, alguns franqueados conseguem segurar mais tempo", disse à coluna André Friedheim, presidente da ABF.
Do total de 160 mil unidades de franquias existentes no país, 18,4% tiveram faturamento zero entre abril e maio. Isto aconteceu com aqueles que não puderam recorrer ao e-commerce, delivery ou venda por telefone, modalidades que mitigaram as perdas da atividade econômica no período de quarentena e paralisação do comércio e da prestação de serviços.
"A operação online, via Whatsapp e o delivery estão longe de salvar as franquias, mas certamente ajudaram a recompor parte do faturamento. Até antes da pandemia, o e-commerce representava entre 2% e 5% das receitas. Agora, em muitos negócios, as vendas online mais do que dobraram de faturamento, subindo para entre 8% e 10%. É muita coisa, mas isso ainda não salva a rede", explica Friedheim.
Uma das soluções disponíveis para empresários nesse segmento é o chamado repasse quando o empresário devolve o negócio para o franqueador ou encontra um novo dono para o empreendimento.
O volume de repasses também cresceu desde o início da pandemia, chegando a 160 lojas em maio, mais um episódio inédito num espaço tão curto de tempo. A ABF prevê que este número continue crescendo até o final do ano.
Franquias no Brasil
O setor de franquias conta com mais de 160 mil unidades no Brasil, com cerca de 2800 marcas e faturamento anual de R$ 186 bilhões.
Até 2019, estavam sendo abertas até 25 lojas por dia em todo país, gerando entre 8 e 10 empregos diretos, em média, por unidade. Atualmente, as franquias empregam 1,3 milhão de pessoas.
O crescimento esperado para 2020 era de 8% de alta no faturamento, bem acima dos 2,5% esperados para o PIB antes da pandemia.
"O setor de franquias tem uma vantagem que é a força da marca por trás de cada loja. Passado o pior da crise, nós temos uma expectativa positiva de que muitos brasileiros vão procurar uma franquia para investir e ter um novo negócio, uma nova fonte de renda. É por isso que, apesar das perdas de agora, ainda temos números menos piores na comparação com outros setores. Com os juros a 2,25%, investir em uma franquia pode ser mais vantajoso do que deixar o dinheiro num fundo de investimento", diz o presidente da ABF.
Fonte: Contábeis
Voltar para listagem