Informativo


7 LIÇÕES DE MULHERES PODEROSAS PARA VOCÊ ALCANÇAR O SUCESSO

11/03/2020

As mulheres poderosas não são como você imagina. Um artigo da revista americana Fast Company mostra como empreendedoras e executivas de sucesso, contrariando o senso comum, não são perfeitas; não superaram seus desafios facilmente; e não vivem diminuindo os esforços dos outros para conseguir se destacar, por exemplo.
As mulheres nunca criaram tantas startups com avaliação de mercado bilionária, ou unicórnios, quanto agora. Apenas no Brasil, entre 11% a 25% das startups têm mulheres como fundadoras.

Essas empreendedoras e executivas têm muito a ensinar. Por isso, veja 7 lições de mulheres poderosas para você alcançar o sucesso:

1 - Mulheres poderosas não são perfeitas, nem tentam ser
Essas empreendedoras e executivas vestem suas imperfeições com orgulho. As mulheres poderosas vão contra o conselho comum de eliminar suas falhas. Elas não inventam desculpas e sabem de suas fraquezas, mas avaliam quais pontos de fato chamam por uma transformação.

As mulheres poderosas não vivem em estado constante de insatisfação consigo mesmas: elas são otimistas e intencionais sobre suas evoluções, mantendo a confiança mesmo com fraquezas que não podem ou merecem ser mudadas.

2 - Mulheres poderosas não são cruéis
A palavra certa para definir essas empreendedoras e executivas é "incansáveis". As mulheres poderosas lutam pela excelência em si mesmas e nos times que comandam. Estão sempre aprendendo, fazendo acontecer e inspirando a ação.

Elas tomam a responsabilidade por mudar o sistema para melhor, não abrindo espaço para a complacência. Mas, ao mesmo tempo, não são cruéis com as outras pessoas. As mulheres poderosas sabem que não precisam pisar nos outros para alcançar o sucesso.

3 - Mulheres poderosas não são agressivas
Novamente, a palavra certa é "determinadas". As mulheres poderosas têm uma personalidade forte, mas sabem não comprometer relacionamentos. Elas reconhecem que as pessoas têm perspectivas diferentes sobre um mesmo assunto, então escutam e persuadem no lugar de pregar um único caminho.

Por isso mesmo essas empreendedoras e executivas são convincentes: consideram pensamentos, incorporam e aprendem certos pontos e chegam às melhores decisões possíveis. Na hora de falar sobre uma escolha, montam um discurso com respeito aos demais.

4 - Mulheres poderosas não estão acima do trabalho operacional
As mulheres poderosas são aquelas dispostas a colocar a mão na massa. Essas empreendedoras e executivas ajudam a montar uma conferência ou a tabular números no Microsoft Excel. Ainda que suas prioridades possam estar na estratégia, elas não estão acima das tarefas operacionais caso alguém precise de ajuda.

5 - Mulheres poderosas não são arrogantes
Elas são "confiantes". As mulheres poderosas mais inspiradoras têm um ponto de vista, mas não acreditam que ele seja o único. Elas são inteligentes, mas não sabem de tudo e pedem ajuda sempre que necessário. Elas são poderosas, mas deixam que seu talento fale mais do que suas palavras.

6 - Mulheres poderosas não priorizam o trabalho acima de tudo
Essas empreendedoras e executivas sabem que é preciso abraçar atividades fora do horário comercial e delimitam horários. As mulheres poderosas investem muitas horas focadas em seu trabalho, mas também têm uma vida fora dele. Elas reconhecem que amigos, família e hobbies dão mais energia para que elas voltem a trabalhar no dia seguinte.

7 - Mulheres poderosas não puxam o tapete de ninguém
As mulheres poderosas reconhecem que existe espaço de manobra e que não é preciso manter distância de outros profissionais. Elas se conectam, mentoram e compartilham conhecimentos constantemente, mesmo quando seus cargos mudam. Essa abertura multiplica o impacto que as mulheres poderosas têm.

Da mesma forma, essas empreendedoras e executivas também não evitam o fracasso: elas aprendem com seus erros. São apaixonadas, capazes, resilientes e perseverantes para alcançar suas metas em longo prazo - e, por fim, o sucesso.
Fonte: Pequenas Empresas Grandes Negócios

Voltar para listagem