Informativo


2021: SAIBA COMO PROGREDIR NA SUA CARREIRA MESMO EM MEIO À PANDEMIA

13/01/2021

Muitas pessoas criaram grandes expectativas pessoais e também profissionais para 2020, mas, devido à pandemia, não conseguiram colocar todos os planos em prática. Diversos brasileiros perderam seus empregos e a maioria dos compromissos presenciais precisaram ser adiados.

Apesar de muita coisa não ter saído como o planejado, 2021 pode ser uma nova oportunidade para alavancar a carreira. Saiba como:

Reajuste salarial
Se você anda fazendo horas extras, aumentado sua produção e sendo um verdadeiro líder de equipe, nada mais justo do que você pedir um aumento salarial.

Avalie a situação e esteja ciente da condição financeira do seu empregador antes de fazer a solicitação. Se houver demissões generalizadas e tensões financeiras na empresa, pode ser difícil defender o seu caso.

Faça um pedido detalhado. Simplesmente trabalhar duro não significa que você merece um aumento, então é preciso estar preparado para demonstrar seu valor. Dê exemplos quantitativos de como você ajudou a empresa, seja com o número de novos clientes que você conquistou, dinheiro que economizou ou iniciativas que lançou.

Conheça o seu número. Pesquise o que seus colegas com experiência semelhante estão fazendo para determinar a meta de salário. Especialistas recomendam não apresentar um número fechado para o chefe, e sim dar uma estimativa de mínimo e máximo.

Impulsionando a carreira
Em casos em que sinta que sua carreira está em standby, solicite retorno regularmente para dar um impulso a si mesmo. Peça para o seu gerente ou chefe direto identificar pontos fortes e áreas que precisam ser melhoradas e solicite ajuda para priorizar suas tarefas.

Outra dica é expandir sua rede de contatos. Você ainda pode aumentar seu círculo profissional sem conhecer os colegas pessoalmente. Procure eventos virtuais de networking e conexões do LinkedIn.

Entender a liderança
Se dar bem com o chefe é fundamental para a sua carreira. Só que trabalhar remotamente pode prejudicar o relacionamento. Por isso, identifique o estilo de trabalho do seu gestor.

Algumas pessoas gostam muito de comunicação, enquanto outros adotam uma abordagem mais direta. Os especialistas recomendam descobrir como seu chefe prefere trabalhar e se adaptar.

Também é preciso definir as expectativas. Se você não sabe o que seu chefe quer, será difícil atender às expectativas. No início de um projeto, certifique-se de ter uma noção clara dos objetivos e prazos.

Home office
Algumas empresas adotaram o home office para este ano. Há algumas vantagens em trabalhar em casa como não precisar se deslocar, usar roupas confortáveis e ter horários flexíveis.

Mas também há desvantagens: as distrações são abundantes, os limites da vida profissional se dissolvem e a atividade pode ser muito solitária.

Para conseguir dar um salto na sua carreira nesse contexto, crie um espaço de trabalho. Você não precisa ter uma sala exclusiva para trabalhar, mas encontre um espaço do qual possa se afastar no final do dia para ajudar a tornar a transição para a vida doméstica mais clara.

Faça conexões sociais com colegas. As amizades no escritório podem ser uma parte importante da satisfação profissional: ajudam no engajamento, criatividade e produtividade. Continue entrando em contato com seus colegas para ter conversas não relacionadas ao trabalho.
Fonte: Contábeis
Voltar para listagem