Informativo


ALGUNS DESAFIOS QUE AS EMPRESAS ENFRENTAM HOJE

02/12/2020

Vivemos dias em que as mudanças ocorrem de forma rápida e inovadora, especialmente para as empresas. Em uma única geração, as empresas tiveram que se adaptar a canais de marketing inteiramente novos, decidir como investir e utilizar novas tecnologias e competir em um cenário global - coisas que nossos avós e pais dificilmente poderiam imaginar.

O efeito colateral dessas mudanças rápidas e crescimento é que nenhum empresário sozinho, pode ser um especialista em tudo. Talvez isso sempre tenha sido verdade, mas nunca foi tão aparente.

Listarei aqui, apenas alguns dos desafios que vejo as empresas enfrentando:

Atendimento ao Cliente
Isso de fato é algo crucial e que sempre é destaque quando o assunto é crescer e ser referência. Em um mundo de gratificação instantânea, os clientes esperam atendimento instantâneo, e detalhe, podem através da web compartilhar seu descontentamento com um serviço menos que satisfatório com a mesma rapidez. É possível chegar à conclusão do quanto isso é desafiador para as empresas, pois se faz necessário, não só atender bem, mas surpreender e superar as expectativas de seus clientes a cada dia.

Gestão financeira
Muitos empresários que conheço são pessoas com ideias; isso significa que eles são ótimos no quadro geral e no pensamento criativo, mas menos bons com coisas como fluxo de caixa, margens de lucro, redução de custos, financiamento, etc. Essa é uma área tão importante quanto as demais e não pode ser ignorada. Conhecer seus números é peça chave para elaboração de novos planejamentos e tomadas de decisões assertivas.

Regulamento e conformidade
Conforme os mercados e as tecnologias mudam, também mudam as regras e regulamentos. Sendo assim, é de extrema importância que os profissionais que apoiam o empresário, que fazem parte de seu time estejam constantemente atualizados. Não tem como negligenciar treinamentos e capacitações, pois uma equipe engajada e bem estruturada proporcionará melhores resultados a organização.

Monitoramento de desempenho
É imprescindível obter um conjunto significativo de indicadores de desempenho arredondados que forneçam aos negócios, informações sobre como está seu desempenho. Muitos empresários que conheço não é especialista em como desenvolver indicadores de desempenho, como evitar as principais armadilhas e como comunicar da melhor forma as métricas para que informem a tomada de decisões. Na maioria dos casos, as empresas contam com indicadores financeiros excessivamente simples que apenas obstruem os canais de relatórios corporativos ou simplesmente não possuem indicadores relevantes.

Competências e recrutamento do talento certo
Novamente, uma empresa de pequeno ou médio porte pode não precisar de recursos humanos em tempo integral ou de recrutamento de pessoal, mas durante os períodos de pico de crescimento, encontrar as pessoas certas e desenvolver as habilidades e competências certas é a chave para um futuro sustentável. Contratar um profissional com experiência para encontrar exatamente os trabalhadores de que você precisa seria um investimento inteligente. Talvez seja a hora de você contar com o apoio de um escritório de contabilidade ou um profissional exerça com maestria dessa tarefa.

Incerteza sobre o futuro
Há um grande desafio nessa questão, pois de faz necessário ser capaz de prever tendências de clientes, tendências de mercado, etc. Isso é vital para um clima econômico em mudança. Muitas vezes faz-se necessário o apoio de um profissional, para ser mais precisa, um consultor treinado para ler e prever essas tendências importantes, isso com certeza pode ser a diferença entre um futuro brilhante e um obscuro.

Tecnologia
Não é novidade para ninguém que a internet chegou para ficar e como a tecnologia muda praticamente na velocidade da luz, as empresas precisam inovar, senão ficarão para trás. Estar atualizado e investir em software são algo primordial. As empresas precisam buscar equipamentos, ferramentas e estratégias que melhor atenda suas necessidades nesse quesito.

Saber quando abraçar a mudança
É compreensível que nem tudo que é novo é melhor, mas evitar todas as mudanças corre o risco de se tornar obsoleto. É importante que o empresário tenha uma mente aberta e uma visão 360° com relação ao seu negócio, que ouça as sugestões de seus colaboradores e liderados, assim como também uma opinião profissional externa, isso pode fazer toda a diferença nas decisões.

Estamos vivendo em uma era de mudanças constantes no futuro e a mudança é o novo normal. Você deve se preparar para abraçar essas mudanças e contar com apoio de profissionais capacitados pode ser a melhor maneira de enfrentar esses desafios de frente.
Fonte: Contábeis
Voltar para listagem