Informativo


INVESTIMENTO EMPRESARIAL: 5 DICAS PARA SUA EMPRESA DECOLAR

28/07/2021

Quer ver sua empresa alcançar voos mais altos? Então planeje seu investimento empresarial de maneira assertiva, para garantir a continuidade dos negócios e, também, promover o crescimento sustentável. Afinal, as empresas que trabalham por um futuro melhor, não só para o próprio negócio, como para as outras pessoas e o meio ambiente, acabam se destacando em mercados cada vez mais competitivos.

A Bayer, por exemplo, anunciou o compromisso de se tornar neutra em carbono até 2030. Para isso, a empresa vai realizar diversos movimentos, incluindo implementar medidas de eficiência energética e mudar para 100% de energia elétrica de fontes renováveis.

Mas, não se preocupe: o crescimento da sua companhia não precisa ser tão complexo quanto o de uma organização global como a Bayer. Isso porque o investimento empresarial deve corresponder às demandas operacionais e aos objetivos do seu plano de negócios e expansão. Sendo assim, preparamos cinco opções viáveis para você investir de forma consciente, o que pode ser determinante para que seus negócios finalmente decolem como deseja.

Decole com essas 5 dicas de investimento empresarial
Aumente a produtividade
Dentre os investimentos para a empresa crescer de forma sustentada, uma estratégia interessante é investir gradativamente para aumentar a capacidade das operações e, consequentemente, aprimorar a entrega de produtos ou serviços.

Para isso, as ferramentas de gestão de projetos podem ser bastante úteis, como Trello e Pipefy. Além disso, é preciso adotar medidas paralelas, como capacitar as equipes de trabalho, adquirir novos equipamentos, revisar processos burocráticos e adaptar a logística.

Estude a concorrência
Pesquisar as boas práticas do mercado (com o benchmarking) costuma trazer insights que te ajudam a resolver problemas operacionais, visto que eles também afetam outras empresas, em maior ou menor grau.

Em paralelo, os investimentos responsáveis têm sido cada vez mais valorizados e, por isso, listamos alguns cases que podem servir de inspiração para você:

· Suzano: atua com foco em representatividade em cargos de liderança, ao reservar 30% desses cargos para negros e mulheres nos próximos quatro anos.

· Natura: compensa as emissões de carbono com o plantio de árvores e a recuperação de nascentes;

· Localiza: incentiva a economia local, optando por fornecedores das regiões no entorno de suas agências;

· Omega Energia: desenvolve projetos sociais, ambientais e educacionais, como o Centro de Educação "Janela para o Mundo".

Contrate uma plataforma de CRM
Para aprimorar a gestão do relacionamento com clientes, é essencial dispor de um software de Customer Relationship Management (CRM). Com custo-benefício vantajoso, esse é um investimento empresarial que traz novas oportunidades de negócio, com estratégias de captação e fidelização.

São diversos recursos para reduzir os custos operacionais e, ao mesmo tempo, maximizar os lucros. Por exemplo, um CRM eficaz te ajuda a gerenciar o funil de vendas, monitorar os indicadores de desempenho, eliminar o trabalho manual, dividir a carteira de clientes para cada vendedor, entre outras funcionalidades.

Capacite seus colaboradores
O capital humano é um dos principais ativos das companhias. Portanto, valorizar o público interno se torna um diferencial competitivo, uma vez que influencia diretamente no engajamento do time e, consequentemente, na produtividade.

Nessa perspectiva, o desenvolvimento contínuo é um dos pilares da gestão de pessoas, pois contribui para o desenvolvimento daqueles que atuam diretamente no crescimento do negócio. Por sinal, esse investimento pode ser feito por intermédio da educação a distância (EAD), educação in company, universidades corporativas e até mesmo programas de mentoria.

Aposte em rentabilidade com sustentabilidade
O termo ESG, Environmental, Social and Corporate Governance, é cada vez mais conhecido pelas empresas ao redor do mundo. A sigla, também conhecida como ASG, abrange os conceitos Ambiental, Social e Governança, e contempla boas práticas nessas áreas para um crescimento sustentável.

As empresas que realizam investimentos ESG tendem a se tornar mais competitivas no longo prazo, agregarem valor à sua imagem, demonstrarem mais solidez, diminuírem seu turnover e, ainda, atrair possíveis investidores.

Como viabilizar o investimento empresarial?
Antes de pensar no seu investimento empresarial, é fundamental fazer um planejamento financeiro, com o objetivo de fazer um diagnóstico da situação atual do seu negócio, rever a gestão de metas e resultados e realizar os ajustes necessários no fluxo de caixa.

Por fim, é preciso refletir sobre qual é o melhor investimento para sua empresa crescer, de acordo com suas necessidades e recursos disponíveis. Você pode optar por algumas opções, como:

Contratar um empréstimo empresarial para expandir as suas operações, conseguir capital de giro, comprar estoque ou investir em marketing;
Solicitar um empréstimo para reformas estruturais e compras de maquinários ou equipamentos;
Apresentar a sua empresa e ideias para atrair investidores do mercado financeiro
Fonte: papo biz
 
Voltar para listagem