Informativo


ESTRATÉGIAS PARA REDUZIR O IMPOSTO DE RENDA: OPÇÕES LEGAIS E BENEFÍCIOS FISCAIS

28/02/2024

O período de entrega do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) 2024 está chegando e, como todos os anos, milhares de contribuintes devem ter contas para acertar com o Fisco.

Por isso, muitos buscam maneiras legais de otimizar o pagamento de imposto de renda e algumas práticas podem ser adotadas para minimizar os valores a serem recolhidos dentro da legislação brasileira.

A Receita Federal oferece opções de declaração completa e simplificada para o Imposto de Renda Pessoa Física. A decisão entre elas impacta diretamente no valor a ser pago, sendo crucial analisar anualmente qual se adequa melhor, considerando todas as variáveis para a redução do imposto.

Desconto do IR varia entre modelos
Na declaração completa, o contribuinte pode abater despesas dedutíveis, enquanto na simplificada, o desconto padrão de 20% sobre os rendimentos tributáveis é aplicado. O programa da Receita Federal avalia a opção mais vantajosa para o contribuinte, possibilitando redução do IR pago com gastos em áreas como educação e saúde.

Pontos de declaração completa para redução de imposto
Reunir comprovantes de despesas dedutíveis: gastos com saúde, educação, pensão alimentícia e contribuições ao Plano Gerador de Benefício Livre (PGBL) são dedutíveis, proporcionando uma redução prática nos impostos.

Declarar gastos com reforma de imóveis: despesas com construção, ampliação e pequenas obras podem ser consideradas como custo, influenciando lucro e ganho de capital na venda.

Avaliar declaração em conjunto com o cônjuge: somar a receita do casal pode permitir pular uma faixa de tributação, impactando diretamente no valor devido. Vale a pena analisar os benefícios dessa estratégia.

Incluir despesas com educação de dependentes com deficiência como gastos médicos: despesas educacionais para dependentes com deficiência são totalmente dedutíveis, sem limite de abatimento, mediante comprovação por laudo médico.

Adotar essas estratégias de forma consciente e dentro dos parâmetros legais pode proporcionar uma redução significativa do imposto de renda a pagar, aliviando o impacto financeiro sobre os contribuintes.



Fonte: Contábeis

Voltar para listagem