Informativo


ENTENDA O QUE MUDA PARA AS EMPRESAS EM 2024 COM O PIX AUTOMÁTICO

24/01/2024

O Banco Central (BC) divulgou em dezembro de 2023 as regras para o Pix automático, que entrará em vigor ao longo de 2024.

A nova funcionalidade do Pix será direcionada, principalmente, para pessoas jurídicas e está programada para ser lançada após testes em outubro deste ano.

De acordo com o especialista em pagamentos, Cristiano Maschio, "o Pix automático será utilizado para pagamentos que tenham periodicidade definida. O valor será debitado diretamente da conta do usuário por meio de transferências instantâneas, simplificando os acordos para empresas".

O Pix automático passará a ser obrigatório em todas as instituições financeiras e os participantes que não se adequarem à nova função estarão sujeitos a multas por atrasos na oferta do serviço.

A expectativa é que o Pix automático seja usado por empresas que demandem pagamentos recorrentes, tais como:

* Instituições de ensino;
* Administradores de condomínios;
* Clubes de assinatura, serviços de streaming;
* Planos de saúde;
* Seguros;
* Distribuidoras de energia e água.


"Empresas de todos os portes poderão habilitar o pagamento via Pix automático sem a necessidade de que haja um convênio delas com os bancos dos consumidores que pagam as contas", diz Maschio.

Fim do débito automático?
O Débito Direto Autorizado (DDA) é uma função que permite o agendamento do pagamento do boleto para o dia do vencimento. Enquanto isso, no débito automático, o pagamento é feito diretamente na conta-corrente.

Sobre esse último tipo de serviço de pagamento, o mesmo pode ser cadastrado apenas para serviços que possuem consórcio com os bancos.

Segundo o especialista em pagamentos, "espera-se que o Pix automático ofereça mais flexibilidade em termos de gerenciamento de frequência e ajustes de pagamentos recorrentes. Isso será um diferencial".

Assim, diante dessa nova realidade que está por vir, mesmo que o Pix automático ganhe popularidade, não significa necessariamente que DDA e débito automático serão completamente extintos.

Com informações Press FC Assessoria e Consultoria


Voltar para listagem