Informativo


IMPORTÂNCIA DO BALANÇO PATRIMONIAL DE FIM DE ANO

13/12/2023


Quando o fim de ano se aproxima, boa parte das pessoas gosta de fazer um balanço dos últimos 12 meses. É hora de avaliar se as metas tiveram sucesso, verificar se houve progresso nas diferentes áreas da vida e identificar o que é possível fazer de diferente para que o próximo traga resultados ainda melhores. Quando o assunto envolve o mundo corporativo, não é diferente.


As empresas precisam fazer essa avaliação, considerando a atuação de seus diferentes departamentos.


Todavia, para tomar uma decisão assertiva é preciso conhecer o balanço patrimonial da empresa. Na leitura a seguir, vamos das informações que devem constar em um balanço.

O que é o balanço patrimonial?
O balanço patrimonial, também chamado de Balanço Contábil, é um relatório gerado a partir do registro de toda a movimentação financeira da empresa durante um período determinado, que pode ser de três meses, seis meses ou até um ano.


Esse relatório demonstra a situação patrimonial da empresa naquela data, constando todas as informações sobre bens, direitos e obrigações do empreendimento, além dos investimentos e fontes de recursos.


O objetivo do balanço patrimonial é verificar o equilíbrio entre as contas da empresa, sendo então um instrumento que garante o bom funcionamento da contabilidade empresarial. Esses registros devem ser manter em organização para que sejam entregues às autoridades competentes quando solicitados.

Como se estrutura um balanço patrimonial?
A estrutura desse relatório baseia-se em três pontos: o ativo, o passivo e o patrimônio líquido. Lembrando que ainda que eles são desdobráveis em circulante e não circulante. Veja:


  • Ativos: são os bens e direitos da empresa e investimentos que trazem benefícios financeiros para o negócio, exemplo: imobilizado, caixa;


  • Passivos: são as obrigações financeiras da empresa., exemplo: fornecedores a pagar, empréstimos;


  • Ativo circulante: é todo bem e direito que pode ser convertidos em dinheiro dentro de 12 meses, como exemplos: duplicatas a receber, estoques;


  • Ativo não circulante: valor que poderá ser convertido em dinheiro após o prazo de 12 meses, ou seja, bens com uma maior durabilidade;


  • Passivo circulante: são as dívidas com terceiros que devem ser pagas dentro de 12 meses;


  • Passivo não circulante: são as obrigações que permaneceram por mais tempo junto a empresa, ou seja, além de 12 meses;


  • Patrimônio líquido: é o valor contábil pertencente aos acionistas ou sócios da companhia. Neste grupo deve aparecer o capital injetado acrescido dos lucros obtidos na operação.

Qual a importância do balanço patrimonial?
Entre os benefícios da análise do balanço patrimonial pode-se destacar a "saúde financeira da empresa", uma vez que, o balanço relata como está o patrimônio.


Dessa forma, quando o profissional contábil expõe as informações contidas no balanço ele conseguirá mostrar aos gestores se o patrimônio empresarial corre risco, se a empresa deve mais do que possui, entre outros dados.


Outro destaque e um dos pontos de grande relevância é a possibilidade de disponibilizar os indicadores financeiros através dos números fornecidos no balanço patrimonial, ferramentas essenciais para o controle e planejamento.


Entre esses indicadores estão: liquidez corrente; liquidez seca; liquidez imediata; liquidez geral; rotação de estoque; margem líquida; retorno do ativo; retorno sobre investimento, entre outros.


Além disso, o balanço patrimonial é imprescindível para os usuários externos analisarem o real valor do negócio. Todavia, é importante estar atento a alguns fatores, pois o que é representado como patrimônio líquido muitas vezes não traz o valor de mercado, mas sim o valor contábil do empreendimento.

Como fazer o balanço patrimonial?
Criar o balanço patrimonial do próprio negócio realmente não é uma tarefa muito fácil, mas veja os passos principais para montar seu balanço patrimonial:

1 - Determine um período
Como você já sabe, o balanço patrimonial mostra a situação financeira da empresa dentro de um período específico, então o primeiro passo é determinar a data do relatório.


Geralmente, o balanço patrimonial tem sua elaboração a cada 12 meses. Porém, isso não impede que seja feito a cada três meses, como é o caso das empresas de capital aberto.

2 - Pontue seus ativos
Com a data definida você precisa considerar e contabilizar todos seus ativos dentro desse período.


Para facilitar a análise, considere listar os ativos como individuais e ativos totais. Quando os ativos dividem-se em diferentes itens de linha fica muito mais complexo de entender o relatório.


Lembre-se, os ativos são em dois grupos:

Ativos circulantes:

  • Caixa e equivalentes de caixa;


  • Contas a receber;


  • Títulos negociáveis de curto prazo;


  • Outros.

Ativos não circulantes:

  • Títulos negociáveis de longo prazo;


  • Ativos intangíveis;


  • Propriedade;


  • Outros.

3 - Pontue seus passivos
Identifique quais são as obrigações da empresa com terceiros, que assim como os ativos, dividem-se em dois grupos:

Passivos circulantes

  • Aluguel;


  • Pagamentos de juros;


  • Despesas acumuladas;


  • Outros.

Passivos não circulantes:

  • Empréstimos de longo prazo;


  • Impostos de renda diferidos;


  • Dívidas de longo prazo


  • Outros.

4 - Faça o cálculo do patrimônio líquido
Nesta etapa você precisa listar as contas que apontam o valor contábil da sua empresa. Para ser mais simples considere, por exemplo, capital social, lucros acumulados, fluxo de caixa, entre outros.


Caso a empresa seja de propriedade privada, sendo de um único proprietário, será mais simples calcular o patrimônio líquido. Agora, se estamos falando de uma empresa de capital aberto, esse cálculo poderá ficar mais complicado.

5 - Compare o total do passivo e do patrimônio líquido com os ativos
Com a equação do balanço patrimonial espera-se um equilíbrio entre os ativos e o montante de passivos. Para isso, monta-se o relatório da seguinte forma: Lado esquerdo = Ativos e o Lado direito = Passivos e o Patrimônio Líquido


Os valores são sempre em grupo de contas e a sua ordem determina-se pela situação de liquidez. Assim, dessa forma, fica mais fácil analisar o relatório.



De Ana Luzia Rodrigues
Fonte: Jornal Contábil

Voltar para listagem