Informativo


PIX AUTOMÁTICO: NOVA FUNÇÃO INICIA EM 2024. ENTENDA COMO FUNCIONARÁ!!

20/12/2023


Os consumidores brasileiros que utilizam o Pix vão ganhar mais uma função. O Banco Central (BC) anunciou uma nova função para este tipo de transação: o Pix Automático. Essa nova modalidade, segundo o BC, permitirá pagamentos recorrentes de forma automática, assim como funciona com o débito automático.


Essa nova modalidade está prevista para entrar em atividade para o uso do público em geral apenas em abril de 2024. Em suma, a nova modalidade permitirá que empresas possam utilizar o mecanismo para obterem seus pagamentos, como companhias de serviço, academias, escolas, condomínios, serviços de assinatura, entre outros.

Como será o Pix automático?
O BC explicou que os clientes poderão assinar um contrato com o prestador de serviço, manifestando a intenção de pagar via Pix automático e informar seus dados bancários.


Assim, receberá uma notificação no aplicativo do banco para confirmar a autorização. A partir disso, os demais pagamentos vão ocorrer de forma automática. Além disso, a autorização poderá ser por meio de leitura de QR Code, pelo Pix Copia e Cola ou pelo iniciador de pagamento.

Sem cobrança de taxas
O Pix Automático será gratuito para os pagadores, enquanto as empresas serão tarifadas no momento do recebimento. Além disso, os pagadores terão a opção de limitar o valor das parcelas a serem debitadas.


De acordo com o cronograma do Banco Central, as regras do serviço serão publicadas em setembro de 2023, seguidas pelo desenvolvimento dos sistemas entre outubro deste ano e fevereiro de 2024.


Os testes vão ocorrer em março de 2024, com o lançamento oficial do Pix Automático previsto para abril de 2024. O Banco Central tem trabalhado no desenvolvimento deste produto desde o final de 2021.


De Ana Luzia Rodrigues
Fonte: Jornal Contábil


Voltar para listagem