Informativo


A REVOLUÇÃO DA IA NO MERCADO DE TRABALHO: QUAIS AS PROFISSÕES QUE MAIS SERÃO BENEFICIADAS PELA TECNOLOGIA

13/12/2023


A ascensão da Inteligência Artificial (IA) está redefinindo o panorama profissional, conforme apontam dados do "LinkedIn Economic Graph Research Institute". Estudo realizado em novembro deste ano revela que 53% dos empregos existentes serão alterados ou impulsionados pela IA, indicando uma transformação significativa.

Profissionais, independentemente da experiência, enfrentam a necessidade urgente de atualização. As competências necessárias para os empregos mudarão em pelo menos 65% até 2030. Embora a maioria dos empregos não exija competências em IA, é muito importante adquirir conhecimentos para usufruir de ferramentas alimentadas por IA, como o Microsoft Copilot, visando aumento da produtividade e foco no desenvolvimento de habilidades pessoais essenciais.

Gerações impactadas
A Geração Z lidera as estatísticas de impacto pela IA, com 54%, seguida pelos Millennials (51%), Geração X (50%), e Boomers (45%). A pesquisa indica que essas gerações verão seus empregos sendo impactados, oportunizando o aprimoramento de competências por meio da IA.

Áreas mais afetadas
A IA provavelmente afetará profissionais de todos os níveis de ensino, com destaque para setores como Tecnologia, Informação e Mídia (71%), Varejo (71%), Comércio Atacadista (68%), Serviços Financeiros (66%), e Serviços Profissionais (64%) que experimentarão mudanças imediatas.

Competências interpessoais em evidência
À medida que a busca por conhecimentos em IA aumenta, cresce também a demanda por competências interpessoais. Mulheres se beneficiarão ao adotar ferramentas de IA, sendo essencial equilibrar habilidades técnicas com habilidades sociais para o crescimento na carreira.

O estudo identifica habilidades em alta no Brasil desde dezembro de 2022, destacando Inglês, Habilidades Analíticas, Microsoft Excel, Estruturação de Dados, Aprendizado de Máquina e Reconhecimento de Padrões.

Procura por IA
Profissionais e empresas demonstram crescente interesse em IA, refletido no aumento de 70% nas conversas sobre o assunto no LinkedIn de dezembro de 2022 a setembro de 2023. Embora homens e mulheres estejam envolvidos na discussão, os homens lideram com 58%, indicando uma discrepância na busca por conhecimentos em IA, onde os homens têm 1.6x mais probabilidade de buscar aprender habilidades em IA no Brasil.

Perfis e setores
Conversas sobre IA são lideradas por profissionais dos setores de Serviços Profissionais (29%), Executivos (18%), Tecnologia (17%), Engenheiros (15%), e Educação (9%). Surpreendentemente, a Geração Millennials está mais ativa na discussão em comparação com a Geração Z.

Procura por talentos de IA
A busca por talentos em IA não está restrita ao setor de tecnologia, abrangendo globalmente Serviços Profissionais, Serviços Administrativos e de Suporte, e Manufatura. No Brasil, Serviços Profissionais lideram, seguidos por Tecnologia, Informação e Mídia, Serviços Administrativos e de Suporte, Manufatura e Serviços Financeiros.

Tendência global
Durante 2023, a procura por empregos relacionados à IA aumentou em média 12% em sete países, incluindo Brasil, França, Alemanha, Índia, Reino Unido e Estados Unidos. As visualizações e candidaturas para esses empregos cresceram cerca de 18% e 15%, respectivamente, no Brasil desde dezembro de 2022. Empregos mencionando IA ou IA Generativa receberam 17% mais candidaturas globalmente nos últimos dois anos.

A presença da IA no mercado de trabalho é inegável, moldando o futuro profissional e exigindo uma adaptação rápida. Profissionais que buscam o equilíbrio entre competências técnicas e interpessoais estarão bem posicionados para prosperar nessa era de transformação.


Fonte: Contábeis

Voltar para listagem