Informativo


SKILLS FIRST: COMO SE DESTACAR NO FUTURO DO MERCADO DE TRABALHO PRIORIZANDO SUAS HABILIDADES

16/11/2023

O mundo do trabalho está mudando rapidamente, e as habilidades que os profissionais precisam para ter sucesso estão mudando junto. A abordagem Skills First, ou Habilidades em Primeiro Lugar, é uma tendência que está ganhando cada vez mais força, pois prioriza as competências dos colaboradores em detrimento dos cargos tradicionais.

Essa tendência é motivada por uma série de fatores, como a automatização de tarefas, a transformação digital e a globalização. Com a automatização, muitas tarefas que antes eram realizadas por humanos estão sendo substituídas por máquinas. Isso significa que os profissionais precisam desenvolver novas habilidades para se manterem competitivos no mercado.

A transformação digital também está mudando a forma como as empresas trabalham. As empresas estão cada vez mais adotando novas tecnologias, o que exige que os colaboradores tenham habilidades digitais para usá-las de forma eficiente.

Por fim, a globalização também está contribuindo para a mudança no mundo do trabalho. As empresas estão cada vez mais contratando profissionais de todo o mundo, o que requer que os colaboradores tenham habilidades de comunicação e colaboração intercultural. Vantagens para empresas e colaboradores

A abordagem Skills First tem uma série de benefícios para as empresas e para os profissionais. Para as empresas, essa abordagem permite que elas atraiam e retenham os melhores talentos, independentemente de sua formação acadêmica ou experiência profissional. Além disso, a abordagem Skills First permite que as empresas desenvolvam uma força de trabalho mais ágil e adaptável, capaz de enfrentar as mudanças do mercado.

Para os profissionais, a abordagem Skills First oferece a oportunidade de desenvolver as habilidades necessárias para ter sucesso no futuro do trabalho. Além disso, essa abordagem permite que os profissionais tenham mais controle sobre suas carreiras e que busquem oportunidades de crescimento e desenvolvimento.

Exemplos de habilidades que são valorizadas na abordagem Skills First:

* Habilidades digitais: programação, desenvolvimento web, design gráfico, etc.
* Habilidades de comunicação: escrita, oral, apresentação, etc.
* Habilidades de trabalho em equipe: colaboração, liderança, resolução de conflitos, etc.
* Habilidades de pensamento crítico e resolução de problemas
* Habilidades de adaptabilidade e aprendizado contínuo


Como se preparar para o futuro do trabalho:

* Identifique as habilidades que são valorizadas na sua área de atuação;
* Faça um plano de desenvolvimento para adquirir as habilidades que você ainda não tem;
* Invista em educação continuada e treinamento;
* Monte um portfólio para mostrar suas habilidades aos empregadores;
* Crie uma rede de contatos com profissionais da sua área.


Fonte: Contábeis


Voltar para listagem