Informativo


PIX: BANCOS COMEÇAM A DESATIVAR TRANSFERÊNCIAS POR DOC

13/09/2023

Por: Bia Montes

Os principais bancos do país já começaram a desativar as transferências financeiras por meio de DOC para seus clientes individuais ou corporativos.

Oficialmente, a modalidade deixará de existir ao final de fevereiro do próximo ano, mas desde já, as principais instituições nacionais passam a oferecer apenas Pix e TED como opções.

Trata-se de praticidade e agilidade, além da adoção sucessiva das novas tecnologias.

O Pix, por exemplo, foi o meio de pagamento mais usado pelos brasileiros em 2022, com mais de 24 bilhões de transações e um total que supera, sozinho, o total de todas as outras opções disponíveis.

Conforme os números da Febraban (Federação Brasileira de Bancos), enquanto o TED teve volume de 1 bilhão de operações no ano passado, o DOC ficou abaixo do cheque, com 59 milhões.

Estes totais se unem ao maior consumo de recursos da modalidade financeira e, principalmente, ao fato de que ela só é efetivada pelos bancos no dia seguinte - o Pix é imediato, enquanto o DOC é concluído até o fim do dia.

Diante de tudo isso, veio então a decisão da Febraban de anunciar para 29 de fevereiro o fim das transferências que começaram a acontecer no Brasil em 1985.

Quais bancos não aceitam DOC?

Alguns bancos já estão se adiantando, com apenas o Bradesco e a Caixa afirmando que seguirão o prazo apontado pela Febraban.

O Itaú, por outro lado, não oferece DOCs para seus clientes pessoa física desde janeiro, enquanto o Santander começou a desativação nesta semana e o Banco do Brasil deixará de oferecer o serviço em 15 de outubro.

Em todas as instituições, os clientes poderão continuar recebendo DOCs até a desativação oficial da opção, ao final de fevereiro de 2024.

Os valores de transações também continuam os mesmos e são equivalentes aos TEDs, enquanto o uso do Pix é gratuito.
Fonte: Jornal Contábil
Voltar para listagem