Informativo


IMPOSTÔMETRO REVELA QUE BRASILEIROS JÁ PAGARAM MAIS IMPOSTOS EM 2023 DO QUE EM 2022

06/09/2023

Nesta quarta-feira (30), o "Impostômetro" - painel que mede quanto os brasileiros já pagaram em um determinado período em tributos federais, estaduais e municipais - revelou que de janeiro deste ano até agora os contribuintes já desembolsaram R$ 2 trilhões apenas em impostos.

O painel, que fica na Associação Comercial de São Paulo (ACSP) e já contabiliza impostos, juros, correção monetária e até mesmo multas, revelou também que esse mesmo número foi alcançado em 2022 apenas no dia 14 de setembro.

Ou seja, os brasileiros pagaram mais impostos até o momento em 2023. Parte responsável por esse fator é o acúmulo da inflação do período. Além disso, as medidas de desoneração dos combustíveis e redução das alíquotas do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre combustíveis e energia elétrica, que foram retomadas neste ano, também impactaram ainda mais o bolso dos consumidores.

O Impostômetro foi criado em 2005 e está disponível ao público em SP na Rua Boa Vista, região central da cidade, justamente para conscientizar a população da alta carga tributária no Brasil.

A reforma tributária, aprovada na Câmara e agora em discussão no Senado, pretende melhorar esse cenário, mas com a transição de dez anos para a implementação total, os números do Impostômetro devem continuar altos por mais alguns anos.
Fonte: Contábeis
Voltar para listagem