Informativo


07 POR QUE O CONTADOR É VITAL PARA O SUCESSO DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS?

23/08/2023

Por: Ana Luzia Rodrigues

As micro, pequenas e médias empresas possuem grande importância para a economia do país, uma vez que a maioria dos negócios que operam no Brasil é constituído dessa parcela. São essas empresas as responsáveis pela geração de emprego e riquezas, contribuindo significativamente para a economia do país.

O papel da contabilidade é auxiliar esses empreendedores no processo de tomada de decisão para que seja mais assertivo e possibilite o crescimento da empresa. Todavia, uma grande parcela dessas empresas fecha logo nos primeiros anos.

A falta de um auxílio de um contador é um desses motivos. Manter as rotinas financeiras e contábeis em dia pode ser uma missão desafiadora para qualquer empreendedor. Por isso é importante contar com o suporte especializado de uma contabilidade para micro e pequenas empresas.

Entender que a contabilidade pode oferecer ferramentas e informações muito valiosas para o sucesso da empresa é fundamental.

Acompanhe a seguir o papel do contador e sua importância no desenvolvimento e crescimento de uma micro e pequena empresa.

Toda empresa precisa de um contador?
De acordo com o Código Civil, com exceção dos Microempreendedores Individuais (MEIs), todas as empresas devem possuir um contador habilitado para manter a escrituração contábil regular e realizar o levantamento anual do balanço patrimonial e demonstração de resultado.

Então, para os diferentes tipos de CNPJ, é obrigatório ter um contador responsável para cumprir com as exigências legais da Receita Federal, Receita Estadual, Prefeitura, Previdência e demais órgãos.

A função da contabilidade
O contador é a pessoa que produz informações que afetam a empresa, os investimentos, os administradores, entre outros, sem agir em benefício de algum desses em específico. Para que o contabilista exerça a sua função como se espera, é fundamental que os administradores forneçam informações corretas.

Assim, o profissional da contabilidade pode se focar em analisar as alternativas que melhores se aplicam a um determinado tipo de negócio. Servindo como um mentor para o empreendedor. E não apenas cuidar da burocracia.

A contabilidade, quando munida de dados corretos, é a maior fonte de informações sobre o patrimônio de uma empresa, sobre investimentos e tomada de decisão dos administradores.

Dentre as funções que a contabilidade pode estabelecer estão:

* Manter a regularidade da empresa perante órgãos públicos
* Calcular, processar e gerar as guias para o pagamento de tributos e taxas;
* Processo de formalização do CNPJ;
* Auxiliar na gestão financeira;
* Compartilhar ferramentas e conhecimento para reduzir a burocracia.
Como fazer a contabilidade de uma pequena empresa?
Micro e pequenas empresas possuem regulamentação própria, tendo direito a diversos benefícios e incentivos, com menos burocracia e menor carga tributária, sendo as únicas que podem optar pelo regime tributário do Simples Nacional.

Por este motivo, é recomendável a escolha por uma contabilidade especializada nestes portes empresariais.

Quanto é preciso pagar para um contador?
O custo para micro e pequenas empresas pode variar de acordo com a complexidade da operação, seu faturamento, número de funcionários, serviços inclusos e localização do CNPJ, além de critérios próprios de cada contador.

O valor médio dos serviços mensais contábeis para este perfil de empresa é de meio a um salário mínimo, podendo haver cobranças adicionais pela abertura da empresa.
Fonte: Jornal Contábil
 
Voltar para listagem