Informativo


SAÚDE MENTAL E PRODUTIVIDADE: 5 DICAS DE COMO AUXILIAR NESSE PROCESSO E GARANTIR A FELICIDADE DOS COLABORADORES

12/07/2023

Cuidar da saúde mental é fundamental, assim como manter a saúde física com hábitos equilibrados e saudáveis. Muitas vezes, o foco é tão direcionado nas responsabilidades profissionais que em segundo plano é deixado o cuidado com a saúde física e, principalmente, mental.

Quando um funcionário acaba por estar rodeado de muitas tarefas por falta de organização, o resultado do excesso de trabalho é o surgimento de sérios problemas, tais como a insônia, as crises de ansiedade e a síndrome de burnout.

Um levantamento feito pela revista "Harvard Business Review" mostrou que funcionários infelizes produzem até 18% menos quando comparado aos demais. Essa métrica da felicidade envolve, ainda, uma série de outros fatores: funcionários engajados têm 98% mais chances de se identificarem com as metas e valores da empresa, segundo levantamento da empresa de soluções de software "GloboForce".

Já um estudo feito pelo "iOpener Institute" mostra que profissionais motivados podem produzir duas vezes mais, tirar dez vezes menos licenças e aumentar em cinco vezes o tempo de permanência na mesma organização.

"Outros fatores que podem acarretar sérios problemas psicológicos dentro das empresas são a competitividade excessiva, as altas exigências, o assédio moral, a falta de apoio de superiores ou colegas, a pressão emocional, as ameaças de demissão, a grande carga de funções, entre outros", explica o CMO e psicólogo da rede Minds, Augusto Jimenez.

Ele ainda acrescenta que as empresas precisam oferecer vantagens aos cargos para atraírem os melhores talentos, mas também é necessário olhar para a saúde mental daqueles que já estão contratados e se preocupar com o aspecto humano na empresa. "O equilíbrio entre a vida pessoal e profissional é fundamental para uma vida mais saudável".

Quando não é possível garantir eficiência e bons resultados no trabalho, a ansiedade e o nervosismo tomam conta, isso pode afetar tanto a sua vida profissional quanto a pessoal, desencadeando diversas situações extremas. Em um estudo feito pela FlexJobs, 75% dos colaboradores entrevistados apresentaram esgotamento profissional, tendo como principal causa o excesso de trabalho.

É bem presente o número de colaboradores que sofrem de esgotamento profissional, já que 41% das empresas no Brasil não oferecem nenhum tipo de benefício para promoção do bem-estar. As ações voltadas para a saúde mental dos colaboradores merecem mais atenção, afinal, a mente tem um grande impacto na rotina profissional da empresa.

Assim, o psicólogo separou dicas de como as corporações podem auxiliar na ajuda psicológica dos funcionários:

*Invista em benefícios para a saúde dos colaboradores: o plano de saúde ajuda os colaboradores a manterem a saúde física e mental com qualidade e segurança, ao facilitarem o acesso a serviços médicos especializados;
*Feedback dos dois lados: um ponto importante para a empresa é saber ouvir o que os colaboradores têm para dizer. O feedback é muito importante para avaliar o que realmente é interessante para os seus colaboradores;
*Adote programas de incentivo à saúde mental: os programas de incentivo à saúde mental dos colaboradores devem envolver atividades a longo prazo e incluir ações coordenadas entre os líderes e demais profissionais como campanhas que estimulem a alimentação saudável e a prática de atividades físicas;
*Preste atenção aos sinais: as doenças psicológicas relacionadas ao trabalho, como a síndrome de burnout, costumam ser confundidas com preguiça, descaso, frescura, exagero e falta de interesse. Associado aos preconceitos, os sintomas podem permanecer silenciados e serem de difícil detecção pela equipe e até mesmo pelas próprias pessoas que estão com a doença;
*Reduza a pressão e o excesso de cobranças: profissionais constantemente pressionados, constrangidos, oprimidos e ameaçados não sentem nenhuma motivação para seguir trabalhando, tornando o ambiente cansativo, pesado e nada produtivo. Desse modo, é importante acompanhar de perto o trabalho feito pelos colaboradores e contribuir com bons feedbacks para a equipe.
Empresas que criam bons momentos e promovem ações que valorizam o bem-estar e a saúde mental do colaborador, são empresas que pensam no futuro.

Com informações Queissada Comunicação
 
Voltar para listagem