Informativo


PENSÃO POR MORTE: INSS CONCEDE PRIMEIRO BENEFÍCIO DE FORMA AUTOMÁTICA

21/06/2023

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) concedeu uma pensão por morte de maneira automática pela primeira vez. O pedido foi liberado para um segurado do Rio de Janeiro na última sexta-feira (16).

O processo traz mais rapidez para a análise do benefício, que responde pelo terceira maior fila de requerimentos do órgão.

A pensão por morte urbana é o benefício voltado aos dependentes dos segurados do instituto que vivem em áreas urbanas. O pedido é feito pelo site ou aplicativo Meu INSS.

Na automação da análise, o órgão utiliza os dados que já estão nos sistemas da Previdência Social e confere com as informações fornecidas pelo cidadão na hora do pedido. Dados que constam da base de informações de outros órgãos também são usados na averiguação. Assim, o requerimento é concluído mais rapidamente.

O processo traz mais agilidade para a análise do benefício, perdendo apenas para os de Benefício de Prestação Continuada (BPC/Loas) e aposentadoria por idade.

Somente no mês de abril, dos 1,2 milhão de pedidos acumulados, sem contar aqueles referentes a benefícios que dependem de perícia, como o auxílio-doença, 136 mil eram solicitações de pensão por morte, o que corresponde a 10,8% do total.

Em nota, o INSS disse que "com a novidade, a análise do requerimento torna-se otimizada, mais assertiva e permite a decisão automática pelos sistemas do INSS".

Como pedir o benefício?
* Entre no aplicativo ou site Meu INSS e faça o login;
* Clique no botão "Novo pedido" e digite o nome do serviço ou do benefício e escolha a opção desejada;
* Leia o texto que aparece na tela e avance seguindo as instruções fornecidas.
Documentos necessários
O sistema pede os números de CPF da pessoa falecida e dos dependentes. Documentos que comprovem tempo de contribuição e documentos dos dependentes também podem ser solicitados.

Tem procurador?
Se quem fizer o pedido for procurador ou representante legal, é preciso apresentar uma procuração ou um termo de representação legal, assim como um documento de identificação com foto.

Como acompanhar a resposta?
Para acompanhar e receber a resposta do processo, basta:

* Acessar o aplicativo ou o site Meu INSS
* Clicar no botão "Consultar pedidos";
* Procurar o processo na lista;
* Clicar em "Detalhes" para ver as informações e o andamento do processo.

Com informações do Extra - Economiaz
 
Voltar para listagem