Informativo


RESTITUIÇÃO DO IMPOSTO DE RENDA: COMO RESGATAR VALORES NÃO RETIRADOS DE ANOS ANTERIORES?

10/05/2023

Mais de 1,5 milhão de contribuintes brasileiros podem ter dinheiro a receber do Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF) e não sabem disso. De acordo com a Receita Federal, muitos dos valores não resgatados são pequenos, de até R$ 5, mas isso não significa que não valem a pena ser recuperados. Se você é uma dessas pessoas que pode ter uma restituição de anos anteriores do Imposto de Renda, saiba que é possível recuperar o dinheiro sem muita burocracia.


O processo para resgatar a restituição depende do tempo que se passou desde a tentativa de pagamento pela Receita Federal. Se a tentativa de pagamento foi feita no ano anterior, o valor fica disponível no Banco do Brasil e basta entrar em contato pela internet ou pelo aplicativo para conseguir reaver a quantia.

No entanto, se já se passou mais de um ano desde a tentativa de pagamento e o dinheiro voltou para o Fisco, o contribuinte deve fazer um processo de recuperação no portal e-CAC. Esse processo também é relativamente simples, mas exige atenção e paciência para reunir os documentos necessários e aguardar o andamento do processo.

Como recuperar a restituição pelo Banco do Brasil
Se a sua restituição está disponível no Banco do Brasil, você pode resgatá-la entrando em contato com o banco pelo serviço de atendimento ao cliente e reagendar o pagamento. É importante ter em mente que o prazo máximo para resgatar a restituição é de cinco anos, contados a partir da data de devolução do valor pelo banco.

Para verificar se há valores a receber, é necessário acessar o site da Receita Federal pelo portal e-CAC e procurar a opção "Consulta Restituição". Se houver saldo para ser restituído e ele ainda estiver dentro do prazo de um ano, a situação da restituição fica registrada como "disponível para reagendamento".

Como recuperar a restituição pela Receita Federal
Se a restituição não estiver mais com o Banco do Brasil e foi devolvida para a Receita Federal, é necessário seguir alguns passos para recuperá-la. O primeiro passo é reunir os documentos necessários, como o recibo de pagamento do Imposto de Renda, e preencher um formulário de pedido de restituição retroativa no portal e-CAC.

Após enviar o formulário, é necessário acompanhar o andamento do processo de restituição retroativa na opção "extrato de declaração" no mesmo portal. A Receita Federal pode pedir mais informações ou documentos adicionais, então é importante ficar atento para responder aos pedidos o mais rápido possível e evitar atrasos no processo.

Caso você precise do dinheiro com mais urgência, é possível antecipar a restituição online, de forma fácil, rápida e segura.

Lembre-se: segundo a legislação brasileira, o prazo máximo para solicitar a restituição de IR de anos anteriores é de cinco anos a partir da data de pagamento indevido. Portanto, se você tem alguma suspeita de que pode ter dinheiro a receber, verifique a situação das suas últimas declarações de Imposto de Renda e faça o processo de recuperação o quanto antes.
Fonte: Contábeis

Voltar para listagem