Informativo


DICAS DE COMO AUMENTAR O SCORE DE CRÉDITO

26/04/2023


O score de crédito, pontuação que indica o quão confiável o consumidor é para pagar as contas em dia, é um fator determinante para concessão de muitos empréstimos e financiamentos do mercado financeiro. Definido pelo Serasa, a escala vai de 0 a 1000, sendo 0 pouco provável que o consumidor pague seus acordos e 1000 muito provável. Com essas referências, é possível que instituições financeiras - como cooperativas de crédito, bancos e fintechs - conheçam o interessado antes de conceder qualquer linha de crédito.

Querli Tolfo, especialista em Educação do Ailos Sistema de Cooperativas, explica que algumas pessoas sequer conseguem abrir contas e obter cartões de crédito se estiverem com o score baixo.

"Caso você tenha uma pontuação pouco expressiva, suas chances de conseguir um empréstimo ou financiamento são poucas. Até solicitar um cartão é mais complicado, mesmo que consiga, o limite disponível será muito abaixo da média. Para evitar um score baixo, é essencial entender como ele é calculado e quais formas de aumentar esse número", diz Querli.

Pensando em ajudar os consumidores, a especialista apontou cinco dicas de como aumentar o score.

Quite as dívidas e limpe seu nome
Apesar de parecer óbvio, é importante lembrar a necessidade de pagar todas as dívidas que estiverem em aberto e assim limpar o nome. Muitas pessoas pensam que as dívidas "caducam", mas não é bem assim. Mesmo existindo o prazo de cinco anos para a cobrança jurídica, o débito não desaparece após esse período.

Por isso, é importante quitar tudo, o quanto antes. Não é preciso necessariamente pagá-las todas à vista, mas sim negociá-las e ir pagando aos poucos. Assim, é possível limpar seu nome e subir seu score junto com outros passos seguintes.

Realize pagamento de contas dentro do prazo
Pagando as contas dentro do prazo é possível ganhar muitos pontos, além de descontos. Evite atrasos a qualquer custo e se comprometa com os pagamentos dos seus débitos.

Se você não tem uma memória tão boa e acaba esquecendo de pagar as contas, pode contar com lembretes e alarmes no celular, a fim de te avisar quando a fatura estiver próxima do vencimento. Outras alternativas são: programar as contas no débito automático e escolher um único dia no mês para realizar todos os pagamentos.

Tenha seus dados cadastrais sempre atualizados
Se faz tempo que você não acessa seu cadastro nas instituições de consulta ao crédito, instituições financeiras e comerciais, é bom visitá-los para atualizar.

Manter informações como seu nome, endereço, número de telefone ou e-mail atualizados fará toda a diferença.

Se mantenha no Cadastro Positivo
O Cadastro Positivo é um banco de dados do Banco Central que registra o histórico de pagamentos dos consumidores. A base existe desde 2011 e entrou em vigor em 2013. Até 2019, era necessário se cadastrar, mas a partir desse ano, passou a ser automático, com todo o cidadão brasileiro incluído, a não ser que seja solicitada a remoção.

Por conter as informações positivas dos bons pagadores, o banco de dados é um aliado no aumento do score de crédito, e por isso, vale a pena se manter nele.

Tenha organização financeira
Por último, mas não menos importante, tenha um bom planejamento financeiro. Você pode começar registrando em um caderno todos os seus débitos em aberto e suas expectativas de quitação. Os registros podem ser feitos à mão ou em um aplicativo digital.

Caso você não tenha nenhuma dívida alta para ser paga, pode simplesmente começar a anotar tudo o que gasta durante o dia. O importante é criar o hábito de acompanhar, para impedir que suas despesas se tornem maiores que as suas receitas. Além de entender melhor sobre as dívidas no site do Serasa ou em outras instituições financeiras, por exemplo. Este é o início da jornada.

"Ao mergulhar no universo das finanças, você verá que nada é um "bicho de sete cabeças", como alguns dizem", finaliza Querli.

Fonte: Ailos
Voltar para listagem