Informativo


4 DICAS IMPORTANTES PARA QUEM VAI DECLARAR O IMPOSTO DE RENDA DA PESSOA FÍSICA EM 2023

22/02/2023

O Imposto de Renda é um tributo que pode gerar muita dor de cabeça para os contribuintes. A declaração exige muita atenção e cuidado para evitar erros que podem resultar em multas e outras complicações com a Receita Federal. Mas não se preocupe, com algumas dicas importantes é possível evitar os principais equívocos e entregar a declaração do imposto de renda com tranquilidade. Confira!

1. Organize-se desde o início
Uma das principais dicas para não errar na declaração do imposto de renda é a organização. Comece reunindo todos os documentos necessários, como comprovantes de rendimentos, despesas médicas e educacionais, recibos de aluguéis, entre outros. Separe tudo por categorias e mantenha em um local seguro. Isso evitará que você perca algum comprovante importante ou se esqueça de incluir alguma informação relevante.

2. Fique atento aos prazos
Outro ponto importante é estar atento aos prazos. A entrega da declaração do imposto de renda é anual e tem uma data limite estabelecida pela Receita Federal. Caso você perca o prazo, será cobrada uma multa que pode chegar a até 20% do valor do imposto devido. Então, programe-se com antecedência e não deixe para a última hora, este ano o prazo se inicia no dia 15 de março e vai até 31 de maio.

3. Informe todos os seus rendimentos e despesas
Uma das principais causas de erro na declaração do imposto de renda é a falta de informação. Por isso, é fundamental que você informe todos os seus rendimentos e despesas, incluindo aqueles que foram pagos por outras pessoas ou empresas, como é o caso de dependentes. Além disso, fique atento aos valores declarados para não cair na malha fina.

4. Utilize a ajuda de um contador
Se você não se sentir confiante para realizar a declaração sozinho, uma opção é contratar um contador. Esse profissional é especializado na área e pode ajudá-lo a evitar erros e a tirar todas as suas dúvidas. Além disso, o contador pode orientá-lo sobre as deduções permitidas e a melhor forma de declarar cada item.

Em resumo, para evitar erros na declaração do imposto de renda é preciso organização, atenção aos prazos, informação completa e, se necessário, a ajuda de um profissional especializado. Com essas dicas em mente, você pode entregar a declaração com segurança e tranquilidade, sem medo de complicações com a Receita Federal.

Por: Luís Ricardo Baruffi, contador, sócio diretor da contabilidadedotrader.com.br
Fonte: Contábeis
Voltar para listagem