Informativo


MINISTRO PAULO GUEDES GARANTE REAJUSTE DAS APOSENTADORIAS E DO SALÁRIO MÍNIMO

26/10/2022

O presidente e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL), afirmou nesta 5ª feira (20.out.2022) que concederá ganho real, acima da inflação, ao salário mínimo, caso seja reeleito. O chefe do Executivo também prometeu reajuste para funcionários públicos. Segundo ele, as medidas têm o aval do ministro da Economia, Paulo Guedes.

"Agora há pouco o Paulo Guedes, dado a isso, anunciou que no ano que vem vai ter aumento real do mínimo e aumento real para servidor público também", disse Bolsonaro em entrevista ao podcast Inteligência Ltda.

Guedes disse nesta 5ª feira que o governo estuda repassar a inflação aos salários e avalia formas de conceder aumento real em 2023, caso o presidente seja reeleito. No podcast, Bolsonaro falou sobre o assunto mais de uma vez. Na 2ª vez, afirmou que seria reajustado "o valor real" do salário.

"Por exemplo, inflação foi 5%. Você vai dar 6%, no mínimo, pode dar 7%, pode dar 8%. [...] Vai ter aumento real, mais do que a inflação. Aumento real é mais do que a inflação. Tá garantido, declaração do Paulo Guedes", afirmou.

Bolsonaro chamou de "fake news" a ideia de que iria diminuir o salário mínimo. Atribuiu a declaração ao deputado André Janones (Avante-MG), a quem chamou de "marqueteiro do Lula". Mais cedo nesta 5ª feira, o Ministério da Economia negou ter a intenção de alterar as regras atuais de reajustes do salário mínimo e das aposentadorias pela inflação.

"Não tem cabimento diminuir o salário-mínimo. Não existe isso. Quem votaria uma proposta para diminuir o salário-mínimo? Então, foi uma fake news pregada por aquele mesmo cara, um tal de Janones, né, que é o garoto propaganda, o marqueteiro do Lula. E o Paulo Guedes acabou de dar a declaração que será reajustado, a partir do ano que vem, o salário-mínimo, o valor real. Bem como, o servidor público", declarou.

A audiência da entrevista nesta 5ª feira com o presidente superou 1,7 milhão de pessoas acompanhando ao vivo.
Fonte: Poder360
Voltar para listagem