Informativo


PRÉVIA DO PIB EM JUNHO VEM QUASE TRÊS VEZES ACIMA DA EXPECTATIVA DO MERCADO

17/08/2022

O Banco Central divulgou, nesta segunda-feira (15), que o Índice de Atividade Econômica (IBC-Br) da instituição, considerado uma "prévia" do resultado do Produto Interno Bruto (PIB), indica crescimento de 0,69% em junho, bastante acima das expectativas do mercado. Na comparação com o trimestre anterior, a alta foi de 0,57%.Os números oficiais do PIB, que é a soma de todos os bens e serviços produzidos no país e serve para medir a evolução da economia, serão divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) somente em 1º de setembro.

Junho, parcial do ano e doze meses
De acordo com o Banco Central, em junho deste ano, na comparação com o mês anterior, o IBC-Br registrou uma expansão de 0,69%. No acumulado do primeiro semestre deste ano, ainda segundo o Banco Central, o nível de atividade da economia brasileira registrou expansão de 2,24% (sem ajuste sazonal). De acordo com o Banco Central, o indicador apresentou crescimento de 2,18% em 12 meses até junho. Nesse caso, o índice também foi calculado sem ajuste sazonal.

Análise
Segundo o comentarista de economia da Jovem Pan, Samy Dana, o resultado vem quase três vezes acima da expectativa do mercado, que era de apenas 0,25%. Segundo o analista, o dado é uma "excelente notícia".

Fonte: Direta Online

Voltar para listagem