Informativo


PREVENIR É MELHOR QUE REMEDIAR

04/05/2022

Por Robson Neves

Compliance, revisão fiscal, auditoria são apenas algumas das formas de mitigar riscos tributários.

Compreender as normas, os fluxos, as regras que envolvidas na atividade do contribuinte é a chave para evitar caminhos tortuosos que podem resultar em aplicação de multas, punições administrativas e outras sanções.

O Planejamento Empresarial é crucial para o sucesso. Nele, a área tributária e financeira são temas de extrema relevância por expressarem a vida econômica e a expectativa de lucro da empresa.

Interpretar as normas vai além da leitura literal. É preciso analisar as relações das normas entre si, destas com a jurisprudência, todos eles aos fatos que envolvem as atividades da empresa.

Em tempos de tecnologia, as análises envolvem apenas dados inseridos no sistema. Ignoram, porém, a realidade dos fatos.

Nesse sentido, a tecnologia é apenas uma ferramenta para que o especialista possa indicar o melhor caminho.

Como disse, prevenir é melhor que remediar. Isso, pois, além das possibilidades de punições, erros no recolhimento de tributos impacta diretamente o fluxo de caixa, reduzindo a capacidade financeira, a composição dos preços, por consequência a própria competitividade da empresa.

Infelizmente ainda é utilizada a via da sonegação para viabilizar as atividades empresariais. Essa atitude além de comprometer a própria empresa, também acaba por impactar o mercado já que distorce a noção de custos e preços.

Assim, a prevenção é o caminho mais adequado para que no planejamento da empresa consiga visualizar adequadamente os melhores caminhos a fim de pagar os tributos devidos, nem mais nem menos, bem como mitigar os ricos da atividade.
Fonte: Tributário
 
Voltar para listagem