Informativo


SOLUÇÕES DIGITAIS IMPULSIONAM A RETOMADA DE RESTAURANTES

02/03/2022

Durante a pandemia, 50 mil bares e restaurantes deixaram de existir no estado de São Paulo, segundo a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-SP), e 400 mil funcionários perderam seus postos de trabalho. O setor foi um dos mais afetados, especialmente durante os períodos de lockdown.


Com o avanço da vacinação e o retorno ao funcionamento integral dos estabelecimentos, o setor renova os ânimos para uma recuperação mais expressiva. De acordo com uma pesquisa nacional da Abrasel, realizada em outubro, 79% dos donos de bares e restaurantes acreditam que as vendas devem aumentar.

A reabertura dos estabelecimentos trouxe uma expectativa positiva de que tudo voltará a ser como era antes, mas, apesar das projeções otimistas, o momento ainda é delicado. A hora agora é de traçar estratégias para aproveitar a oportunidade de recuperação e consolidação dos negócios. Nesse sentido, é importante manter atenção às novidades do mercado, para estar à frente na experiência do cliente, aumentar a fidelização e as vendas.

Pensando nisso, João Quintella, CEO e fundador da Liuv, foodtech de soluções digitais para bares e restaurantes, elenca algumas dicas que podem garantir uma retomada mais fácil e bem-sucedida, depois de um período de tantas instabilidades, veja:

Digitalização e aceleração são o novo normal
Ser digital é a nova tendência e a pandemia da Covid-19 acelerou ainda mais esse processo.

É importante que os estabelecimentos ofereçam serviços digitais, especialmente aqueles que, além de representarem facilidades e maior qualidade no atendimento, também sejam uma forma de prevenção ao Coronavírus.

Se você tem um bar ou restaurante, ao invés de entregar um cardápio de papel para seu cliente, ofereça a opção de acesso via QR Code, para que ele acesse diretamente do celular, sem a obrigatoriedade de tocar em algo.

Além disso, você também pode possibilitar que o pagamento seja feito por meio de app, para evitar que aquele cliente fique em uma fila ou espere pelo garçom e que ainda tenha que tocar na máquina de cartão.

Controle seu CMV
Essa dica parece simples e trivial, mas existem muitos estabelecimentos que ainda não têm o próprio controle do custo de mercadoria vendida e isso torna o dia a dia da gestão do negócio muito mais complexa.

Ter uma plataforma de gestão que auxilie no controle dos produtos mais vendidos, do ticket médio do negócio, entre outros indicadores, ajuda o empreendedor a gerir de melhor forma o negócio e até a produzir estratégias mais certeiras de marketing.

Otimização dos fluxos
Como já dito, o "novo normal" trouxe aceleração no dia a dia do consumidor. Hoje, ele quer sentar, consumir e pagar de maneira mais rápida. É importante que o estabelecimento esteja ciente disso e se organize para conseguir girar as mesas, diminuir as filas e prestar um bom atendimento.

Assim, é possível ter um volume maior de clientes, aumentar as vendas e oferecer bons e rápidos serviços para que todos saiam satisfeitos.

O mercado disponibiliza tecnologias que facilitam essa otimização e ampliam as opções do cliente nas formas de fazer o pedido e de pagar pelo consumo.

Tenha sempre os protocolos de prevenção em mãos
Não é porque seu estabelecimento voltou a funcionar em todos os horários que você pode relaxar com a segurança dos clientes e funcionários. Cumprir os protocolos de prevenção à Covid-19 faz com que todos se sintam seguros e queiram retornar sempre ao seu bar ou restaurante.

Fonte: Ana Claudia

 

Voltar para listagem