Informativo


O QUE DEVO INFORMAR NA RAIS 2022?

09/03/2022

A RAIS é uma obrigação anual das empresas brasileiras, é preciso reunir diversas informações sobre os trabalhadores brasileiros e enviar ao governo, para enviar esta obrigação em 2022 é preciso saber o que deve ser informado nela.

A RAIS 2022, ano base 2021, ainda não teve seu programa liberado, mas é bom ir se preparando, afinal, tudo indica que em breve o programa será liberado, portanto, é hora de se informar.

Acompanhe este artigo até o final e saiba o que deve ser informado na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) de 2022.

Quem deve transmitir a Relação Anual de Informações Sociais?
Desde o ano de 2019 as empresas do grupo 2 e 3 do cronograma de implantação do eSocial estão dispensadas de enviar a RAIS, pois, essas empresas já estavam realizando o envio dos eventos periódicos pelo eSocial.

O envio dos eventos periódicos pelo eSocial substituem a RAIS, portanto, as empresas do grupo 1 e 2 não precisam mais enviar a Relação Anual de Informações Sociais.

Entretanto, as empresas do Grupo 3 do cronograma de implantação do eSocial devem estar obrigadas a enviar a RAIS 2022, ano-base 2021, pois, elas só começaram a realizar o envio dos eventos periódicos em julho do ano passado.

O envio da RAIS 2022 ainda não começou, mas cabe aos integrantes do grupo 3 e 4 se prepararem para enviar essa obrigação.

O que deve ser informado na RAIS 2022?
As empresas devem informar na RAIS 2022, todas as informações relacionadas às contribuições sindicais patronais referentes ao ano-calendário 2021, além disso, elas devem informar os dados sobre todos os colaboradores contratados.

Veja as principais informações que devem constar na RAIS:

* Data de admissão;
* Informações do colaborador (como data de nascimento e CPF);
* Data e motivo da rescisão de contrato;
* Valores relativos às verbas rescisórias;
* Valores de parcelas integrantes e não integrantes das remunerações mensais dos trabalhadores.
* Todas as empresas devem entregar a RAIS, com ou sem funcionários empregados (exceto o MEI).

RAIS Negativa 2022
Se uma empresa não possuía funcionários em 2021, a RAIS 2022 deverá ser entregue como "Negativa", indicando que não possui vínculos para declarar.

A RAIS negativa pode ser enviada no portal da RAIS, é só preencher os quatro seguintes campos:

* Dados do estabelecimento;
* Endereço;
* Informações Sindicais e
* Responsável pela declaração.
Conclusão
O envio da RAIS 2022 ainda não começou a ser enviada, mas em breve o programa deverá ser liberado, portanto, organize as informações necessárias dos funcionários da sua empresa e fique preparado para enviar esta declaração.

Dica Extra do Jornal Contábil: Você gostaria de trabalhar ou aprender tudo sobre o Departamento Pessoal?

Já percebeu as oportunidades que essa área proporciona?

Conheça o programa completo que ensina todas as etapas do DP, desde entender os Conceitos, Regras, Normas e Leis que regem a área, até as rotinas e procedimentos como Admissão, Demissão, eSocial, FGTS, Férias, 13o Salário e tudo mais que você precisa dominar para atuar na área.

Se você pretende trabalhar com Departamento Pessoal, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um profissional qualificado.
Fonte: Jornal Contábil
 
Voltar para listagem