Informativo


7 VERDADES PARA IMPULSIONAR NEGÓCIOS EM 2021

02/02/2021

Por: Roberto Vilela
O ano que parou por alguns momentos a nossa vida (2020) trouxe muitas reflexões, dúvidas e ainda deixa insegurança. Mais do que a vacina aplicada, ainda existem novas etapas que estão por vir, um verdadeiro processo para que possamos retomar a nossa tranquilidade novamente.

Pensando em tudo o que aprendemos e em toda a capacidade da nossa sociedade em superar dificuldades, se reinventar e driblar crises, selecionei sete pontos cruciais que podemos levar como experiência para a nossa vida, especialmente, usando esses aprendizados como ferramentas para o ano de 2021. Porque ainda que a o cenário seja teoricamente o mesmo, existe uma enorme expectativa, com planos agressivos e estratégias comerciais para recuperar todo o tempo perdido do ano anterior.

Mas, primeiro de tudo, o grande aprendizado de toda essa jornada, certamente foi de que saúde é de fato o que importa. Todo o processo está submetido à questão de você ter ou não ter saúde. Muitas pessoas falam da importância da saúde, mas em 2020 esse tema ficou ainda mais evidente. Se você ainda não percebeu que este é o assunto mais importante da sua vida, provavelmente você vai notar isso quando já for tarde.

Você não vai conseguir ter um bom desempenho no trabalho se não estiver bem. Para isso você precisa sim comer bem, se exercitar, ter exames em dia, enfim, se cuidar. E tem mais: a sua cabeça também precisa estar equilibrada, o seu organismo por inteiro. Não é à toa que nos últimos anos vimos crescer a busca por técnicas de mindfulness, por exemplo. Tudo que você faz, toda atenção que você dedica à família, ao trabalho e aos estudos, dependem da sua saúde.

Outro ponto evidenciado em 2020 é que, ainda que você não goste, sabemos trabalhar em equipe. Essa é uma verdade que ficou evidente na pandemia. Empresas grandes estão se conectando com empresas menores e startups. Isso foi algo especialmente inteligente e que trouxe frescor para os negócios. Uma tendência que tem toda a razão de seguir nos próximos anos. Afinal, por que criar se já existe? Por que não somar? A colaboração foi a chave para a recuperação de muitos negócios.

A terceira verdade é algo que certamente você já escuta há muito tempo, mas que com o avanço do uso da tecnologia, trouxe muita instabilidade para o profissional que vem sendo cada vez mais cobrado pelo mercado de trabalho: as pessoas são a razão de tudo.

A tecnologia é uma forma incrível que temos hoje para acelerar, para contribuir com a agilidade e a otimização dos processos no nosso dia a dia. No entanto, as pessoas são a verdadeira razão para tudo que nós desenvolvemos. Por isso, é preciso ter um olhar mais atento e cuidadoso com o ser humano, seus desejos e necessidades.

Acompanhando a importância das pessoas em qualquer que seja o seu negócio, eu coloco como o quarto ponto de verdade para você ter sucesso neste e nos próximos anos, as interações e conexões. É fundamental você se conectar com parceiros, clientes, etc. Todas as empresas que mais cresceram em 2020 foram aquelas que souberam se conectar. É impossível crescer no isolamento, sem dialogar, escutar e debater sobre o seu negócio.

O quinto ponto é uma verdade também já bastante conhecida pelo mercado. Eu diria até que é um desafio que enfrentamos há muitos anos: a liderança é e sempre foi a chave. Como ter líderes inspiradores?

Precisamos de uma liderança de atitude, de coragem, que trabalhe feedback. Continuamos precisando de líderes de verdade. Pessoas que de fato saibam coordenar, assumir protagonismo no momento necessário, com a intenção de dar o direcionamento certo e não de ganhar um lugar no palco.

Na minha sexta colocação eu não poderia deixar de ressaltar a nossa contínua capacidade de aprender. Estamos nos adaptando todos os dias para trabalhar dentro de um novo processo, com novas soluções e novos olhares. Já ouvimos muito que a pouca idade favorece aqueles que estão em processo de aprendizagem. Pode ser, em alguns casos favorece mesmo. No entanto, nunca tivemos tantos idosos conectados na internet, pessoas que muitas vezes nem tinham como hábito o uso das tecnologias na sua vida. Sim, nós aprendemos todos os dias, basta estarmos dispostos a isso, independentemente da nossa idade.

O meu último ponto é: precisamos falar de procrastinação. Quantas coisas são criadas, quantos projetos nascem ou avançam em um cenário de crise? Pois é, precisamos deixar de lado essa urgência que só surge na necessidade. Podemos fazer muito mais se olharmos além daquilo que nos programamos quando vivemos no "piloto automático".

Em 2020 conseguimos ser resilientes, sem dúvida. Mas, a verdade é que essas lições nos acompanham durante toda a vida, em diferentes intensidades. Que possamos nos lembrar desses sete pontos sem a necessidade de estarmos no olho do furacão, ou seja, sem que haja a necessidade de estar sempre em momentos de tensão.
Fonte: Empreendedor
 
Voltar para listagem