Informativo


BRASIL REGISTRA 231 MIL EMPRESAS ABERTAS EM OUTUBRO

10/11/2020

Em outubro, o Brasil registrou um saldo positivo de 231.253 novos negócio no mês de outubro, quando foram abertas 320.559 empresas e 89.306 foram fechadas. Os números são do Mapa de Empresas, ferramenta digital do Ministério da Economia para acompanhamento dos registos empresariais no país.

Segundo o levantamento do Ministério da Economia, entre as unidades da federação com maior aumento percentual em relação ao registro de novas empresas, o Amapá foi o que mais cresceu.

No estado, o mês de outubro alcançou a marca de 755 novos empreendimentos abertos, o que representa 15,62% de crescimento se comparado com setembro. Além do Amapá, destacam-se o Mato Grosso, com 5,13%, e Rondônia, com 3,71%.

"Por outro lado, Tocantins registrou a maior variação em relação ao número de empresas fechadas. Em outubro, 601 negócios foram finalizados no estado, o que representa um aumento de 19,48% em relação ao mês anterior", informou o Ministério da Economia.

Atividade Econômica
O levantamento também analisou por atividade econômica. O maior crescimento em outubro foi no comércio varejista de bebidas, que teve aumento de 4,81% no registro de novos negócios, na comparação com o mês anterior. Transporte rodoviários de cargas cresceu 4,77% e promoção de vendas, 3,26%.

Para o Ministério da Economia, os números são mais uma evidência da retomada da atividade econômica, após os efeitos causados pela pandemia do novo corona vírus, e do impacto das medidas de simplificação e melhoria do ambiente de negócios, bem como de transformação digital, implementados pelo governo.

Tempo de abertura de empresas
No mês de outubro, para abrir uma empresa, o empreendedor levou, em média, 2 dias e 17 horas. O tempo é 4 horas menor que o registrado em setembro.

A medição registrada no mês de outubro é a menor para a série histórica do Mapa de Empresas, que possui dados desde janeiro de 2020.

Goiás segue na liderança como a unidade da federação mais rápida no processo de abertura de empresas no Brasil. No estado, leva-se, em média, 1 dia e 2 horas para registrar um novo negócio.

A Bahia é o estado onde o empreendedor leva mais tempo para iniciar sua empresa: 6 dias e 6 horas.
Fonte: Contábeis
Voltar para listagem