Informativo


CONTABILIDADE EXIGE ESTUDO CONSTANTE

28/10/2020

A Contabilidade é uma ciência social que estuda o registro, orientação e o controle do patrimônio visando fornecer informações úteis aos seus usuários. O Profissional da contabilidade tem que está atualizado e cético a tudo que gira em torno do patrimônio e para isso não pode ficar restrito a conhecimentos adquirido em graduação, pós-graduação e outras qualificações reconhecidas oficialmente pelo MEC.

Exige-se desse profissional um conhecimento multidisciplinar. Conhecimento amplo do negócio na qual será feito o trabalho da contabilidade.

Este conhecimento vai além de uma análise de balanços, elaboração de demonstrações contábeis, obrigações acessórias, controle patrimonial e etc. Ele precisa está atento a mudanças na legislação; Conhecimento robusto de algumas ramificações do direito, como o Direito Eleitoral (período de eleições), tributário, trabalhista, previdenciário, empresarial, civil; Conhecimento de administração: logística, RH, financeira, materiais, marketing; Conhecimento de Arquivologia (Afinal, sem organização o profissional pode colocar tudo a perder.); Conhecimento de economia: entendimento do cenário econômico brasileiro e Mundial; Conhecimentos de Psicologia; e por fim, o mais importante de todos, Conhecimento de mundo. Neste último, o profissional da contabilidade consegue solucionar problemas complexos de forma serena, tranquila e sem muitas complicações.

Não adianta achar que certificado de conclusão de cursos, quer seja graduação, quer seja PHD vai deixar o profissional apto a exercer com afinco a profissão e passar a confiança necessária ao usuário da contabilidade. Ele tem que ter estudo constante, não se pode achar que a conclusão de curso vai transformar um profissional capacitado. Na linguagem popular, "O Profissional da contabilidade vai morrer estudando." Estudo diário e intenso. Se não gosta de estudar, ler, pesquisar não adianta continuar na profissão contábil. Cada dia que passa surgem novos profissionais dispostos a se diferenciar no mercado e aos antigos dispostos a manter o seu poderio intelectual e seus clientes.

Portanto, Amar estudar. Aproveitar tempo livre para leitura sobre o mundo dos negócios e desenvolvimento pessoal. Estudar o tempo todo não levará a insanidade mental, mas sim a um profissional diferenciado e respeitado no mercado sempre com um importante intuito agregar valor às pessoas e contribuir para o desenvolvimento econômico.

Fonte: Rafael Góis
Voltar para listagem