Informativo


HOME OFFICE: VEJA DICAS PARA UMA BOA GESTÃO DE EQUIPES À DISTÂNCIA

15/07/2020

Em época de quarentena, o mundo corporativo precisou se adequar ao cenário imposto pela pandemia e milhões de brasileiros passaram a trabalhar em sistema home office. A adaptação ao novo formato de trabalho foi difícil tanto para os funcionários, quanto para os gestores.
 
Controlar todos os processos e tarefas de um negócio à distância, é bastante desafiador. Administrar horários, criar um espaço exclusivo para trabalhar, dividir a atenção com os filhos. Esses são desafios comuns de quem se viu obrigado a adotar o home office. Mas e para quem precisa gerir todo um negócio à distância, quais as dificuldades no dia a dia?
 
Para Wdson Sandenys, fundador da Caricanecas e líder de mais de 85 pessoas, para manter o sucesso do negócio longe da sede da empresa é preciso levar em consideração diversos fatores, como se fazer presente constantemente, estar por dentro do que está acontecendo em todos os setores, estipular metas e garantir o bem-estar dos funcionários.
 
"Ao mesmo tempo que corremos para garantir que todos tivessem as condições necessárias para o home office, como empresário, também surgiu muitas incertezas se o trabalho continuaria a ser feito mesmo sem supervisão constante. Foi o momento de comprovar se nossas metodologias de trabalho realmente funcionam e o comprometimento de todos com o trabalho", conta o empresário.
 
Presença nas equipes
De acordo com Wdson, esse é um momento em que é preciso estar mais presente em todo o mecanismo da empresa. "Estando por dentro da rotina da empresa como um todo, você consegue antecipar possíveis problemas e correr para solucioná-los", comenta.
 
O profissional aconselha a participação em reuniões de equipe, conversar constantemente com a liderança e imergir no funcionamento e dia-a-dia de cada setor.
 
"A distância gera uma certa insegurança, então ficar por dentro de tudo o que está acontecendo me deu mais tranquilidade e segurança de que tudo está ocorrendo bem", explica.
 
Liderança ativa
Os líderes de uma empresa são mais importantes do que nunca. Mesmo que o dono do negócio acompanhe a rotina mais de perto, são os líderes que estimulam e conduzem as equipes a atingirem os objetivos.
"Quando você tem vários setores em uma única empresa, precisa de lideranças para que o trabalho flua. E neste momento, essas pessoas são fundamentais para que o trabalho continue sendo executado, ainda melhor do que antes", conta o especialista.
 
"Eu tenho recomendado aos líderes que observem de perto o empenho da equipe, procurando sempre incentivar e auxiliar cada um em seu papel, além de manter a harmonia e satisfação do grupo, o que costuma ajudar muito no alcance de bons resultados".
 
Metas e reuniões
Para Wdson, estabelecer metas fez toda a diferença para conseguir adaptação e bons resultados em meio a tudo em que estamos enfrentando.
 
"Além disso, reuniões semanais para alinhar demandas permitiu maior proximidade e alinhamento dos processos e expectativas", conta
 
. O empresário complementa que foram estratégias que resultaram em um saldo positivo e que está repensando, no futuro, se há necessidade de todos os funcionários trabalharem no escritório.
 
Voz para equipes
O empresário afirma que ter a mente aberta, ouvir e levar em consideração as necessidades e vontades da equipe, são itens fundamentais para que todos "lutem" por um único propósito.
 
"É muito importante dar voz aos funcionários. Ao ouvirmos as necessidades, preocupações e expectativa de cada um com o novo modelo de trabalho, conseguimos criar um 'ambiente' confortável para todos. O que irá refletir diretamente no negócio, de maneira positiva", ressalta.
Fonte: Contábeis
Voltar para listagem