Informativo


DIA DO SILÊNCIO: A IMPORTÂNCIA DA QUIETUDE NAS EMPRESAS 

13/05/2020

Muitas vezes, o silêncio fala mais do que mil palavras. Só que, em nossas interações do dia a dia, independentemente de serem no trabalho ou na vida pessoal, pouco nos lembramos de silenciar, afinal já acostumamos a nossa mente a sempre formular respostas, soluções, afirmativas, perguntas e respostas o tempo todo.

Como diria o filósofo grego Pitágoras, "escuta e serás sábio; o começo da sabedoria é o silêncio". E nada melhor para silenciar e pensar a respeito dessa filosofia do que hoje, 7 de maio, o Dia do Silêncio.

Objetivo
Não existe uma conformidade sobre a origem do Dia do Silêncio, mas considera-se que tenha surgido a partir da inspiração das práticas milenares de meditação.

O propósito da data é conscientizar as pessoas dos males que a poluição sonora provoca, em diversos aspectos, para a queda da qualidade de vida das pessoas. Não é por acaso que uma das ameaças ocupacionais deliberadas pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia - Inmetro é o ruído: além dos efeitos físicos, o excesso de barulhos eleva os níveis de estresse, altera o humor e lesa a concentração, principalmente no ambiente de trabalho.

Benefícios
Nas empresas, independentemente do porte ou do segmento atuante, quando há silêncio, todo o trabalho é melhor produzido. Já está cientificamente comprovado que, sem barulho, as pessoas têm um rendimento maior e a concentração faz com que os trabalhadores errem menos, entre outros benefícios.

Por isto, o Portal Dedução recomenda fazer o mínimo de barulho em locais de trabalho, principalmente naqueles onde há necessidade de concentração, como a área contábil, por exemplo, onde as informações trabalhadas servirão de orientações para melhorar a tomada de decisões no longo prazo de empresas de todos os portes e segmentos.

Não que isso seja um aviso para as pessoas não dialogarem. Não é isso! Ter equilíbrio e saber como agir - mais precisamente o que falar, na hora certa para falar - são precauções primordiais que fazem toda a diferença na carreira de uma pessoa.

Então, para ajudar empregados e empregadores a serem mais produtivo, neste Dia do Silêncio, o Portal Dedução enumerou cinco itens que ajudarão a manter uma boa conduta no ambiente do ganha-pão. Vejamos:

Ter bom senso: quando o assunto é silêncio, esse item é primordial, porque no trabalho é exigido que as pessoas tenham uma postura mais séria e mais reservada.

Celular: considerado uma faca de dois gumes, ele pode ser tanto um aliado, para executar as tarefas de maneira rápida, como um vilão, se a pessoa optar por fazer e atender ligações pessoais.

Tom de voz: independentemente de o assunto ser pessoal ou profissional, é sempre prudente utilizar um tom de voz adequado ao falar.

Saber ouvir: dar espaço para os colegas exprimirem suas opiniões é uma comprovação de maturidade e respeito. Comunicar-se corretamente e demonstrar atenção quando o outro está falando não é uma opção, e sim um dever.

Inteligência Emocional: saber gerir as próprias emoções é a garantia de uma postura profissional adequada e positiva.

Neste aspecto, convidamos a todos de, neste Dia do Silêncio, separar uns minutos durante o dia e desfrutar do total silêncio!
Fonte: Portal Dedução

Voltar para listagem